Mas porque raio teremos nós toda uma palete de cores à nossa disposição, todas as primárias e secundárias e degrades e tons e acobreados, e quando nos pedem para fazer uma distinção, só nos lembramos do Preto e do Branco. Pois, eu que sou do contra, não estou aqui para escrever nem sobre o preto, nem sobre o branco. Estou farta de que o arco-íris seja reduzido a duas cores, que nem sequer parte dele fazem e recuso-me a aceitar que na minha vida tudo tenha que ser preto no branco, ou branco limpo, ou contrastivo como um código de barras! Este blog é blog de cor, blog de ritmo, de ups e downs, alegrias e tristezas, desaforos e desbaratos e vive de mim. E aqui não vivem nem o preto, nem o branco... há sépia, há acinzentados... mas aqui para nós o azul e o amarelo ganham aos pontos ao preto e ao branco, já para não falar do vermelho e do rosa... Até porque muitas vezes, quando nos referimos ao preto, queremos dizer, na verdade, cinzento, ou utilizamos as especificações... preto carvão, preto noite, antracite, preto tinta da china, preto preto... e o branco também já não é o que era, ora é branco sujo, casca de ovo, bege, amarelado, branco pérola, branco branco. Não me voltarão a ler neste texto nem as palavras preto, nem branco. Cansei-me dessa bigamia bicolor traiçoeira... quem as usa, se ilude, e num mundo de pixels, todos sabemos que o preto e o branco são só mais dois no meio de milhões. Estou feita, porque agora vêm-me para aqui os puritanistas da cor, os salvadores do yin e yang, os apologistas de que o bem se veste de branco e o mal de preto... mas todos sabemos já bem as cores que o bem tem e melhor ainda as cores que o mal pode ter!
Não há mais branco, nem há mais preto e a maior parte dos brancos e pretos deste mundo estão, de facto, mais para o castanho e para o rosado do que propriamente para o branco e preto. Estas cores são traiçoeiras, não existem e viveram gerações inteiras a acreditar que não há risco preto sem uma folha branca, ou preto negrume sem uma luz branca que o ilumine! Por isso, aqui não haverá nem mais preto, nem mais branco, tudo será aguarela colorida, de traços de lápis lazúli e tela dourada a vibrar! Fora daqui cores mais descoloridas, mais sem personalidade, aqui quem reina é o tom e o código de barras é benetton! Tenho dito!
Não há mais branco, nem há mais preto e a maior parte dos brancos e pretos deste mundo estão, de facto, mais para o castanho e para o rosado do que propriamente para o branco e preto. Estas cores são traiçoeiras, não existem e viveram gerações inteiras a acreditar que não há risco preto sem uma folha branca, ou preto negrume sem uma luz branca que o ilumine! Por isso, aqui não haverá nem mais preto, nem mais branco, tudo será aguarela colorida, de traços de lápis lazúli e tela dourada a vibrar! Fora daqui cores mais descoloridas, mais sem personalidade, aqui quem reina é o tom e o código de barras é benetton! Tenho dito!
Subscrevo o teu manifesto.
ResponderEliminarFoi um acto de coragem!
(sorrisos)
Wow! Que Post tão colorido!
ResponderEliminarEstá muito bom! Consegui lê-lo com um sorriso nos lábios do princípio ao fim e com muita cor no pensamento... não descurando o tema da postagem: (O não)Preto & Branco!!
Bjs!
Sílvia está magnífico. Cheio de cor e luz, o código de barras perfeito para o teu blog. Pensando bem, conhecendo-te um pouco, quem estaria à espera de encontrar aqui um texto apagado a preto e branco? Vida e cor, mesmo quando chove nos Açores, é o símbolo deste cantinho, a tua imagem.
ResponderEliminarUm lindo manifesto.
ResponderEliminarEm meu texto para o tema proposto, quando escolhi escrever sobre uma imaginária cidade do estado do Rio de Janeiro, eu queria falar da "desimportância" do branco e do negro na formação dos povos, em especial do brasileiro.
Na verdade, hoje,não existem o branco e o negro, mas a mistura dai resultante.
É um fenômeno físico, químico,psicológico, sociológico e antropológico.
O que perdura vai além do preto e do branco.
Luiz Ramos
Gostei do texto, especialmente do código de barras benetton!
ResponderEliminarBjs
Em lápis lazúli um texto com 40 palavras a Preto & Branco!
ResponderEliminarEu contei... só por curiosidade :)
Gostei muitooooooooooo do teu manifesto!
Bjs
Antes de mais... OBRIGADA a todos por terem cá vindo pôr o pézinho, que é como quem diz, os olhinhos! :D
ResponderEliminardepois de mais...
Ana GG: Sê bem-vinda! E deixa-me que te diga, que nem sempre a maior coragem está em quem elabora o manifesto, mas sim, em quem o subscreve! LOL :D
Lala: um sorriso é sempre um bom resultado! E quando se mantém do princípio ao fim... tanto melhor! :) - Obrigada pela visita!
Brown Eyes: tu mais do que ninguém teria a obrigação de saber que mesmo num texto meu a preto e branco, não poderia faltar a cor! ;) Obrigada pelo teu carinho... mais uma vez! LOL
Luiz: Precisamente o meu objectivo! Ainda bem que captaste a essência do texto! E fico feliz, que para além disso tenhas gostado. ;)
Teresa: Ah pois é... não seria muito mais divertido todos os "códigos de barra" da nossa vida assim?! - Obrigada pela leitura e comentário! :)
MZ: UAU! Não tinha reparado... são mesmo 40?! Que número redondinho! ;) - Fico feliz que tenhas gostado e mais feliz ainda que tenhas gostado muitoooooooooooooooooooo! :D
(Ufa, que isto hoje cansou... tanta resposta! Não estou habituada a este frenesi! LOL)
PAZ, AMOR e MUITA COR! :D
Pois eu não aceito o manifesto!!
ResponderEliminarReservo-me ao direito de viver num mundo bicolor! Ai AI!
Mas tem de ter também uns vermelhos... e uns laranja escuro.. e uns dourados e prateados velhos... e verde musgo. Adoro verde musgo. E tons terra... também gosto dos tons quentes da terra.
;)
Muito bonito.
kiss*
Ginger: ai esse teu bicolorismo é quase como o meu manifesto anti preto e branco! LOL AHA! Obrigada pela leitura pá! :)
ResponderEliminarClap clap clap.. gostei!!!
ResponderEliminarÉ tão mais feliz um mundo cheio de cores!
Todos os dias pego em paletas de cores (pantones) e até o branco e o preto podem ter mais cor que somente estas!
Venham mais manifestos! :)
Épá!!!!!! Isto é que é bater com a porta, dar um murro na mesa, chamar os burros pelos nomes, pôr as peras a nove e todas as expressões de rebelião que mais por aí houver!!!
ResponderEliminarO meu mundinho está muito escuro, tudo muito black and white, mas também te digo, se eu fico nervosa, se me canso, aiiii é sair da frente que vai haver cor, ai vai vai!!!!
Subscrevo este teu pensamento... Tens toda a razão que a tua coragem mostrou!
ResponderEliminarGrande mulher!
;)
Anónimo: pára de bater palmas e vai mas é ver "pantones"! LOL :)
ResponderEliminarMeldeVespas: Eu não quero estar por perto dessa explosão de cor... LOL Tou fora! ;)
Paula: Epá, obrigada! Mas ássim fico sem jeito! :) - Obrigada MIL vezes! ;)