quinta-feira, 23 de abril de 2009

Blogosfera Feminina

Hoje dei por mim a vaguear no mundo blogger, a blogosfera, procurando blogs de mulheres, escritos por mulheres e vocacionados para mulheres.
Queria ver o que neste país havia de iniciativas, como a minha, que contivessem aquilo, que considero ser a verdadeira essência da mulher do Século XXI: beleza com conteúdo. Assim, passei por muitas páginas, viajando em blogs de relatos de viagens, relatos de gravidez, relatos de experiências de maternidade, artesanato, blogs de vendas de roupa usada, blogs de diários fotográficos, diários de férias, bebedeiras, casos amorosos. Vi e li muitos blogs de nomes bem originais… suis generis, muitos, desiludindo-me um pouco depois, confesso, por não fazerem jus ao nome, ou pelo menos não à expectativa criada por mim em relação ao nome que lhe atribuíram.
Mas aquilo que de mais encontrei e que pude constatar são os mais visitados, são mesmo os blogs de moda. Não há mulher que não se renda, por exemplo, aos encantos de um “mini-vestido”, ou aos comentários “cómiquirónicos” do “A batata mais Doce”. A verdade é que há, nas mulheres de hoje, uma curiosidade, que sempre houve, em saber o que está na moda ou o que é que as outras gostam, vestem ou fazem. Hoje, facilmente satisfeita por um simples clique e abrir de páginas na internet.
Não há mulher que resista, por muito alheia que seja a essas coisas, a ler ou folhear as páginas de uma revista de moda ou catálogo de produtos, de vestuário, decoração, cosmética, tupperwares, brinquedos, seja do que for. E estes blogs funcionam, na maior parte das vezes, como grandes catálogos e revistas de moda, gratuitas e pessoais, ao acesso de qualquer uma e com direito a comentários online e pedidos de ajuda directos.
De facto, sempre que se faz uma pesquisa no Google, procurando imagens de determinado look, de vestuário e/ou penteado, calçado ou acessórios (e só uma mulher, para fazer utilizar as pesquisas da internet com estes fins), a maior parte das imagens vem de blogs, como estes, que acabei de referir… não acreditam?! Então experimentem… por exemplo, tenho um evento ao qual planeio levar um vestido dourado, mas não sei que calçado ou acessórios levar… Fácil, digito: “look dourado” ou “golden look” e vejam os directórios das imagens que vos aparecem! Curioso, não é?! E com uns simples vislumbres destes blogs encontro o look, que mais se adequa ao meu bolso, corpo e desejo!
Não deixa de ser curioso, no entanto, que poucos blogs existam que juntem a essas dicas de moda algum conteúdo, que não apenas os links aos sites de venda dos produtos referidos ou a outros blogs do género, com recomendações semelhantes. Quer-me a mim parecer, que os blogs que visitei têm sempre um pouco de parcialidade no seu conteúdo, limitando-se à perspectiva de um determinado assunto ou criador e saindo pouco fora disso. De mim falo, que no meu mísero blog, nem uma dica de moda dou… um assunto a pensar, talvez tenha que começar a inserir aqui looks para: “levar a sua filha à escola”, “cozinhar para o seu marido, sem usar pantufas”, “look para acordar às sete da manhã, deitar-se às duas e ainda assim parecer radiante em todas as tarefas domésticas e profissionais, que desempenha”… ou quem sabe ir mais longe: “dicas do look ideal para escrever crónicas no seu horário de trabalho e ainda assim não ser despedida” ou, finalmente o “look ideal para ser despedida por escrever crónicas no seu horário de trabalho” e dicas para “ocupar os seus dias, agora que não tem trabalho, nem dinheiro, nem internet para publicar as suas crónicas no seu blog”. Será que tinha mais sucesso?! Não me interpretem mal… adoro os blogs com dicas de moda, sou até mesmo seguidora de alguns, mas talvez ainda não tenha encontrado o blog de tamanho ideal para o meu “pezinho”…
Perdida nesta minha divagação de ideias acerca da blogosfera feminina, acaba de me ocorrer que talvez, também eu possa dar consultas, não de imagem, mas de opinião, acerca de tópicos femininos, mas não feministas, não se confundam por favor… (fica aqui prometida historinha explicativa da diferença entre os dois conceitos!) Assim estou à Vosssa disposição, para responder, por exemplo a questões como: “Mulher a 1000/h, estou desesperada e já não sei mais que fazer… o meu filho não pára de tirar macacos do nariz e colar à minha roupa ou àquilo que estiver mais à mão… o que devo fazer?!”, ao que eu muito eloquentemente responderei: “Recebi a seguinte questão de uma Bleitora, (cito a mensagem, em itálico, claro!!!), ao que eu posso sugerir: 1. Cure-lhe a constipação; 2. Ensine-o a usar um lenço; 3. Se tudo o resto falhar limite-se a estar atenta, de lenço de papel em riste, para qualquer ocasião, ser mãe é dose… e já agora, já visitou o site com as carteiras “nada de especial” e mais caras do universo?! Acho que devia aproveitar, estão com 0,0005% de saldos!” Não havia Bleitora, que não comentasse um tópico destes! Aposto! Eles eram :”Grande dica e já agora, adorei as carteiras!” ou “Pena o preço, mas não resisti”… “Limpei-lhe o nariz e guardei os lenços na minha nova carteira…”!!! Um sucesso, sem dúvida!!!
Agora com menos ironia, de que até nem sou fã, só mesmo nós mulheres para conseguirmos passar de tópicos de moda, a familiares, passando por um drama de unha partida ao do marido infiel, acabando no “estou com canudo e sem emprego há anos”, mas “o que hei-de vestir para este casamento?”… sem se perceber muito bem qual o maior, entre os dramas em questão… E viva as mulheres na blogosfera, que me divirto tanto a ler tudo isto!