quarta-feira, 10 de março de 2010

Este Post é daqueles posts muito chatos de mãe!!!


Este Verão, a minha filha terá que deixar as fraldas... e eu... eu estou num misto de felicidade, ansiedade e medo... porque se por um lado as fraldas são caras e más para o ambiente e chatas de trazer sempre na carteira, bem que nos poupam de uns quantos embaraços de deslizes inesperados nos locais e situações menos oportunas!
Acho que aquilo que também me assusta nesta fase é o saber que ela está cada vez menos bebé e cada vez mais menina. E isso é o pior terror de qualquer Pai, o crescimento dos filhos! Perder aqueles bebés simpáticos, gorduchos e dependentes e ganhar adolescentes rebeldes de borbulhas no rosto, a emitir frases do tipo “Não sejas cortes, ó cota!”. Grrrr...
Para mim, também é a sensação aterrorizadora de saber que a “Educação se dá no berço” e saindo ela do berço, em breve, terei provas comprovadas daquilo que andei a fazer até hoje!

Ainda assim, o pote dela já está lá em casa desde a altura em que ela começou a dizer “Cocó”, sempre que fazia alguma das suas necessidades. Coisa que deixou de fazer assim que a começamos a levar a correr para o pote! Acho que ela também ainda não estava pronta para deixar as fraldas! Depois das minhas leituras de “tretas” educacionais, cheguei à conclusão, que teria que começar por fazer do momento do pote um momento “divertido”, assim como algo que ela ficasse entusiasmada de fazer, como ir comer um gelado ou passear de triciclo. Chamei o “Pimp my WC” lá a casa e personalizei a casa de banho mais pequena toda bem ao jeito do gosto da "pequenada"! Arranjei um mini banco verde alface para ela chegar ao lavatório, enchi tudo de patinhos de borracha, piaçá com um patinho de borracha, base para chuveiro com patinhos de borracha, stickers de animais divertidos para os azulejos, toalhas coloridas e um mini assento de sanita com porquinhos cor-de-rosa choque! Resultado: ela adora ficar lá sentada, mas não faz nada! Da primeira vez quis lá ficar sozinha de porta fechada e tudo! Ficou 15 minutos, quando lá cheguei não tinha feito nada, limpei-a e quando lhe estava a lavar as mãos, fez xixi pelas pernas abaixo! Ora, desculpem-me a descrição dos pormenores e a falta de discrição, mas para quem é pai, isto são coisas do dia-a-dia, mais que naturais! Assim, mudei de técnica e desde o início desta semana que implementámos a rotina do pote antes de vestir o pijama, lavar os dentes e ir para a cama... e não é que resultou?! Por três dias seguidos ela senta-se no pote, espreme-se toda e faz um micro xixi, mas visível a olho nú no pote! Cinco estrelas para ela pelo esforço e (coisinha que nunca pensei dizer na vida) orgulho estampado nos nossos olhos, de pote na mão, enquanto nos esforçamos por fazer correr aquelas pinguinhas para a sanita!

Afinal, vê-la crescer, não dói assim tanto!