segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estou de volta...


As malas estiveram até ontem na porta dos nossos quartos. Tropeçámos nelas umas vezes, ignorámo-as outras tantas... mas nada nem ninguém me deu forças para as desfazer! Passamos o ano com elas fechadas e entrámos no novo ano a olhar para elas e a pensar... "algum dia tem que ser". Ontem foi o dia. Passados quase sete dias do nosso regresso à casa insular ganhámos coragem, arregaçámos as mangas e organizámos as nossas tralhas! Assim sendo, é oficial, que apesar de já cá estarmos há uma semana, e de a termos passado toda em casa (à custa da quarentena de dez dias, imposta pelas pintinhas da mais pequena), só hoje regressamos de verdade à realidade!

O rei da casa voltou ao trabalho de vez, eu voltei a ficar de atestado da mais pequena até ver... e o sol voltou a brilhar lá fora! Foram bons demais estes últimos dias... com manhãs de sono na cama, tardes de sorna entre a cama, filmes e sofás... e muita, muita comidinha da boa! A minha prega número quatro que vos conte como foi... (meio queijo da Serra, um pão de ló e muita aletria à mistura... - Shame on me!)

Ouvi dizer que os saldos começaram... mas depois da estafa que foi ontem encaixar todos os nossos trapinhos nos armários, fazendo força para arranjar espaço em cantos inexistentes e descobrindo peças de roupa que me tinha esquecido que existiam e calçado mil... a Zara está para mim, como o alho para os vampiros!

Ver a passagem do ano às pintinhas... - no AO

Já se sabe, que findo mais um ano de vida, na viragem do velho para o novo, no transitar do passado para o futuro, a altura é de balanço. Balanço de contas, de vivências, de experiências. Muitos dirão que este foi o pior ano das suas vidas, outros que este foi um dos melhores, outros ainda que este terá sido, sem dúvida alguma, o ano dos grandes acontecimentos. Tivemos de tudo... desde o crash da economia global à queda de aviões, a tornados e tufões. Grandes chuvas, sismos, torrentes de lama e inundações. Foi ano farto de grandes acontecimentos, de grandes desfechos, de grandes descobertas e de muitos Ds... dúvidas, desemprego, défice, dificuldades... mas também de muitos Cs... crises, conflitos, clima, catástrofes... e se pensarmos bem, arranjamos maneira de encaixar neste ano uma lista bem compostinha, com palavras redondas das letras do alfabeto inteiro (o do novo acordo ortográfico, claro... com Ys e Ws e muitos Zs...)! Zumbidos, zangados, zarolhos, zaragatas e zarpar de muitos! Este foi o ano do regresso às migrações! Foi o ano do milagre dos mineiros chilenos, da histeria da Gripe A, da morte de Saramago... enfim... de muitas e tantas mortes e nascimentos e milagres e acontecimentos! Todos os anos existem apontamentos relevantes, à escala global, dignos de nota, de referência... alguns mesmo até, de alguma franca reverência, mas não há nada melhor do que os acontecimentos fartos, das nossas vidas mundanas, para nos preencher o ano de lágrimas, sorrisos, abraços e muitas, muitas recordações! O ano em que a nossa filha aprendeu a falar, a andar, a nadar, a correr... o ano em que acolhemos mais um ser nas nossas vidas... o ano das birras, das fraldas, do choro, das otites, das gastroenterites, das viroses mil e das amigdalites... e para acabar... o ano acaba em cheio, com uma “quarentena” forçada de uma varicela à maneira, para nos provar que nada acontece por acaso e que a verdadeira “obra-prima” só acaba quando quer! E eis que, pensando nós que finda um ano... outro nos espera no virar de mais uma página dos calendários das nossas vidas! Deste lado do papel, espero continuar a brindar-vos com aventuras, desventuras e croniquices mil, a mil também... mas acima de tudo, espero continuar a alimentar este vício, que cresce dentro de mim, de ver a vida com óculos cor-de-rosa, para que nem as pintinhas manchem o quadro do virar de mais um ano, como em todos os outros, com tanto de feliz, como infeliz, mas acima de tudo com vida... sempre! Portanto, para todos os meus leitores deixo votos de mais uma feliz transição, a transbordar de vida... e se possível, alguns sorrisos também! Volto para o ano!