terça-feira, 16 de junho de 2009

Os Malefícios de um Blog!

Desde que fui incentivada a publicar os meus textos num blog, que me questiono sobre as vantagens e desvantagens de se ter um “bichinho” destes, tratar dele e cuidá-lo, estimá-lo e alimentá-lo. Afinal de contas, a dedicação de cada blogger para com o seu espaço, acaba por lhe ocupar algumas horas e pensamentos. Uma das minhas primeiras ideias acerca de um blog é que era um espaço onde cada blogger se dava a conhecer a si próprio, ainda que sob um “pseudónimo” ou imagem transfigurada, mas acima de tudo, no meu entender, um blog era um espaço que nascia do amor do seu “dono” e criador, que lá deixava, para quem tivesse interesse em ver, ler ou ouvir, pequenos pedaços, fragmentados de uma personalidade distinta e individual, diferente com seus próprios gostos, particularidades e especificidades. Mas muitas vezes dei por mim a pensar, que ao tornar público o meu blog, para além de dar a conhecer esses fragmentos da minha pessoa, estava a permitir, que pessoas bem ou pior intencionadas invadissem o meu espaço, sem o menor cuidado, educação ou pudor. E como eu, muitos outros bloggers há que se deparam com este problema!
Tenho por hábito, ao chegar ao escritório, fazer uma curta visita aos meus blogs habitué e ler, ou ver, ou ouvir, aquilo que por lá foram publicando os meus parceiros bloggers, alguns dos quais são de visita obrigatória no meu dia! Tornaram-se assim um substituto às revistas cor de rosa, ou à literatura ligth ou não, que tão aficionada me tornaram anos a fio!
Mas, a verdade é que a cada dia que passa me deparo com mais invasões de privacidade e abusos de liberdade numa tentativa de ofender a integridade dos bloggers e participantes, que se “mostram” nestes espaços, chamados blogs!
Hoje mesmo, em dois dos Blogs, que sigo, me deparei com situações desta índole, o que despertou a minha reflexão… e por muito que se diga: “moderem os comentários”, “não liguem a provocações de anónimos”, compreendo bem a frustração das partes envolvidas, pois são fragmentos nossos que são enxovalhados e mastigados e pisados em espaço público da blogosfera! Não é fácil lidar com críticas… não o é, nem nunca será para ninguém em lado nenhum, mas daí a estar voluntariamente sujeito a elas…
Decidi lançar aqui esta minha reflexão, porque já eu, em blog vizinho, me vi envolvida numa troca de “galhardetes” indesejada, com comentadores anónimos, que alimentando a polémica no dito blog renderam mais de 30 comentários e mais de 200 visitas… o que não é nada, comparado com aquilo que tive hoje a oportunidade de ler nesse mesmo blog, em relação a outro tópico… 162 comentários, ou à volta disso e mais de 2000 cliques e visitas… num só dia! Nada mau, ah?! Parece mesmo que a polémica rende e que como já tive a oportunidade de dizer aqui, noutro texto, a interactividade que estas novas “revistas” de fofocas permitem levam muitos a ignorar os limites do bom senso e da boa educação e a extrapolar da crítica de um look, para o insulto pessoal, sem sequer se conhecer as pessoas em questão!
Em tudo na vida, e assim também o tento fazer na Blogosfera eu peso as minhas acções e por isso não queria de deixar de dizer aqui, neste espaço, que é MEU, aberto às vossas visitas, que não me vou coibir de escrever aquilo que quero e penso, com medo de opiniões alheias, nem me vou dignar a aceitar comentários de anónimos mal-formados e mal-intencionados, só no bom nome da liberdade de expressão… entenda-se isso não é liberdade de expressão é agressividade gratuita, contra alguém desconhecido, possivelmente canalizando frustrações quotidianas num espaço alheio, que não vos pertence! Pois, meus amigos, aqui não! Mais, recuso-me a ler blogs, que permitem essa troca de galhardetes, ainda que gostasse muito do Blog, porque acho que depende do Blogger controlar o nível e o bom ambiente do seu próprio espaço! Assim sendo, chego às vezes a pensar que ler determinados Blogs e seus comentários é mais prejudicial do que fumar cinco cigarros. É que um clique nestes blogs, às vezes pode custar cinco minutos de tempo e umas boas horas de sono!