segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GANHEI, GANHEI! :)


Então vocês não querem lá ver, que pela primeira vez na minha vida, eu que nunca tive a sorte nem sequer de receber 30 cêntimos num joguinho de rifas, à excepção, claro está das rifas do “Padre Grilo” em Matosinhos... onde todos ganham, até eu, latinhas de atum, papa de bebé, filminhos, chupa-chupas, balões e lápis! Mas desta vez, ganhei mesmo alguma coisa de jeito, à custa de uma frase, vejam lá!

Inscrevi-me neste passatempo, mandei a frase e GANHEI! Ide ver, ide ver! =)

A pergunta para ganhar um colar e uns brincos, giríssimos por sinal, era: Se ganhasses este conjunto, em que ocasião o usavas?!

Ao que eu respondi...

"Ao que dizem, "os diamantes são os melhores amigos de uma mulher", ao passo que, "o cão é o melhor amigo do homem"! Eu, se ganhasse este conjunto usava-o para ir passear o cão para impressionar o meu homem! Não há nada melhor do que tempo de qualidade entre amigos! ;)"

E, GANHEI! Yupi...
E eis que o "Tom" Sawyer e a Pipi das Meias altas crescem, se apaixonam, casam e têm filhos... e depois?!

A menina sabe lá...



“A menina sabe lá o que é amar! Amar é caminhar de mãos dadas no Louvre, comer croissant nos Champs Elisées, recitar Petrarca em italiano, beijar na testa na Ponte dos Suspiros e depois namorar agarradinho numa gôndola... Amar é gritar bem alto no monte dos Pirinéus... um je t’aime sentido...”

... e sem sentido! Ora, desculpem lá... eu bem sei que um bom prato de rojões ou um cozido das Furnas, não são o prato de digestão mais aconselhável para grandes demonstrações de amor! Bem sei, que S. Miguel ou a Terceira não têm a imponência e o renome da velha Veneza, na ainda mais velha Itália... mas então digam-me lá... só se sabe amar se for assim em grande?! Com nomes importados em terras estranhas!?

“Ai o “Benárdo” é que sabe... deu um BMW à esposa pelo aniversário! Bem se vê que ali há amor... ai há, há...”.

É que tenham lá paciência... Se o Manél fosse o Tóni, e não tivesse dinheiro para dar um BMW à senhora lá da casa... não se via amor nenhum?!

“Ele pediu-me em casamento, quando estávamos no Quénia a fazer bungee jumping! Foi lindo!”

... pois... até aposto... ele devia estar lindo, com uma expressão de morrer, de cabeça para baixo e preso pelos pés... Sim, realmente não me ocorre nada de mais romântico... senão uns milhões de hipóteses bem mais simples e bem menos “radicais”.

Mas o amor é mesmo assim, pede adrenalina, exotismo e emoção! Todos querem ser diferentes e tremendamente originais... quando não há nada que nos torne tão iguais e previsíveis como o amor! Alguém disse um dia, frase quase cristalizada no nosso idioma, que o Amor era um impropério qualquer, daqueles assim mais puxados, que começava em “F-“ e acabava em “-ido”, mas de terminação em “-ido”, só temos mesmo o coração, quando ele nos deixa, partido!
Amor “fugido”, amor “matado”, amor “morrido”, uma série de particípios engraçados, que descrevem algo que já foi! Mas enquanto ele é... asneira e das grandes é a de pensar que o amor “ se mede em euros”! Isso sim é que é “–ido”, iludido, entenda-se! O Amor não complica, só quer chinelo no pé e uma cabana ao sol... se for com piscina e Channel, melhor... mas não será com certeza requisito sine qua non!

O problema de muita gente, que insiste que o amor se vê nas grandes demonstrações e actos... é que não se apercebe que o amor é já de si grande que chegue, dispensa bem grandezas acessórias!