terça-feira, 11 de agosto de 2009

Telejornal, onde não falta nenhum mal...


Já por mais de uma vez, jurei de mim, para comigo, que ia deixar de ver os telejornais na televisão, seja de que canal for! Se uns pecam pela filtragem e parcialidade das notícias... outros pecam precisamente pelo mal oposto e confundem opinião pessoal, com interesse público e jornalismo com voyeurismo.
Mas, inevitavelmente, acabo sempre por me querer pôr a par do que se passa no mundo, da forma mais fácil, rápida e visual que há, que é, necessariamente, pela via da tv!
Hoje, um dos raros dias em que conseguimos ir almoçar a casa... lá me perdi num tique-tac de zapping nos canais nacionais e assim-assim, brilhantemente executado pela mão do meu marido... que parou apenas ao vislumbrar os efeitos de mais uma catástrofe mundial com mistura de outras duas ao barulho, deixando-nos aos dois, numa espécie de transe boquiaberto ao ver tanta desgraça e miséria daquelas gentes! Pensando nós, não puder haver miséria, mais aflitiva que aquela, logo se seguem as misérias mais nacionais dos constantes e crescentes casos de Gripe A, com encerramento de mais duas Creches, com imagens de tudo o que era pessoa à porta dos Centros de Saúde de máscara em riste... imagem triste, mas não tanto quanto as afirmações que viríamos a ouvir de seguida... há pessoas, que se recusam a tomar as medidas de prevenção contra os contágios, e há outras, que intencional e deliberadamente o fazem, porque desejam contaminar os outros! BAH... Caiu-me tudo... repitam lá outra vez... ora, expliquem-me lá come?! Que essa eu não percebi... Em meu auxílio de esclarecimento e iluminação tenebrosa, vieram as declarações da nossa ministra da Saúde, que relatava um caso de Pais, cuja filha/o tinha sido contaminada/o, servindo isso de base para o manifesto desejo de ambos de agora contaminarem os filhos dos outros! ALTO E PÁRA O BAILE... Mas tá tudo parvo, ou é impressão minha?! Não... Desculpem-me lá o tanas... Vão-se mas é embrulhar em fitinhas de desinfectante, bolas de naftalina, cogumelos mágicos e mezinhas da avozinha, que com essas ideias “iluminadas”, vocês só podem é estar com uma contaminação grave de traças no cérebro ou possuídos pelo Demo, mais demónio, que Satanás! Brincamos ou quê?! Então agora, porque a minha filha está doente, eu desejo e provoco doenças a todas as outras crianças por este País fora! Ah, gentinha do demónio... vão-se encher de pulgas e gripe A, lá para as vossas festinhas privadas, onde só está quem quer... agora propagar assim uma doença danosa, potencialmente mortal... quer dizer... se o cancro fosse contagioso, às tantas andávamos já todos aí a desejar mal aos familiares alheios...
Mas não parou por aqui... o rol de misérias exibido em horário nobre num dos mais nobres telejornais vinha de seguida com a notícia do esfaqueamento de um homem numa farmácia, que tinha ido em “defesa”/”auxílio” de duas menores, supostamente anteriormente assedias por dois homens mais velhos... Escusado será dizer, que semelhante acto de valentia lhe valeu duas valentes facadas nas costas... mais precisamente, uma na parte de trás do pescoço e outra no braço... que se console ao menos o agredido em pensar, que se lhe “atacam” as costas, lhe respeitam a cara! É que não há mais nenhum consolo possível... Ele está fora de perigo, os agressores, ao que consta, também! Descansamos todos!
É para o que estamos, meus amigos... “pró qu’estamos”! Em bom português, também ouvi eu depois, o anúncio da distribuição de lâmpadas economizadores num bairro mais desfavorecido, para poupar em electricidade no final do mês! As lâmpadas eram dadas, 4 por cada habitação, para serem usadas, de acordo com explicação dos técnicos, nas zonas de maior consumo da casa (cozinha, sala, quartos)! Ora, acto mui nobre da mui nobre fornecedora de electricidade nacional, que de resto mereceu um comentário ao género mui “rico”, de uma moradora que ao ser questionada acerca do acto, do seu valor e da sua intenção de utilização das lâmpadas, respondeu, mais coisa, menos coisa, o seguinte: “Ai, sim... é muito bom terem dado as lâmpadas e as explicações... se realmente ajuda a poupar, vale a pena! Mas eu “num” sei se vou usar... é que elas “icunumiza”, mas se calhar não dão tanta luz!”. Bem, faça-se luz em alminhas assim, que entendem a razão da oferta, mas olham o cavalo nos dentes! Ah, pois é... que a mim não me enganam com essas historias das “icunumizadoras”!
Ponto alto do Telejornal e alguma razão de alento, foi mesmo ver a “Secretary of State”, Miss Hillary Clinton, a mostrar que tem pêlo na venta... finalmente! Sim, é que ela até pode perdoar as “facadinhas matrimoniais” do marido, as manchas em vestidos de secretárias, os charutos e os pormenores divulgados... mas agora, perguntarem-lhe a opinião do marido é que não... afinal de contas ela é que é a Secretária de Estado, ó messa! Por acaso o aluno que lhe fez a pergunta até se saiu bem depois e explicou, ah e tal, que se tinha enganado, que queria dizer Obama e não Clinton ( confusão de resto bem compreensível... dadas as parecenças físicas, proximidade de mandatos e tal...). Nevertheless, as imagens dela a arrebitar a “crista”, lá ficaram, guardadas para a eternidade... um verdadeiro momento KODAK!
Haja paciência, fé na humanidade e chinelo no pé, para ir até à praia passear a Gripe e levá-la a banhos, que nós lá nos vamos agarrando à bronca! Agarra-te bronca!


P.S. - Não fosse o telejornal e não me tinha saído esta “Croquinice”, abençoado sejas Pai, pela tua boca Santa!