terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Magia do Amor...


Os meus pais fazem hoje 30 anos de casados. Eu, que assisti a 29 deles, acredito que ainda se amam. Acima de tudo, acredito que se respeitam e que são felizes. Acho que aqueles dois descobriram o segredo que faz durar um casamento feliz: adaptaram-se, fizeram cedências, zangam-se às vezes, mas cuidam muito um do outro e vivem uma vida a dois, muito partilhada, porque sabem que enquanto um e o outro existirem, nunca estarão sozinhos.
São duas pessoas com feitios completamente diferentes, não fossem eles homem e mulher. Ainda assim, em certas coisas, mais que muitas, arriscaria eu dizer, aquelas duas almas são tão diferentes como o dia e como a noite... o meu pai, espirituoso, jovial, alegre, bem-disposto, disparatado, sociável, cabeça no ar, mas muito dedicado, ao fim destes trinta anos ainda não se deu bem conta da real importância que a minha mãe tem na vida dele! A minha mãe, mais sensata, razoável, tendo sempre tanta razão em tudo que até mete medo é mais reservada, discreta, humilde, excelente cozinheira, muito terra-a-terra, pensa até hoje que o romantismo não lhe diz nada, quando foi isso que a fez apaixonar-se pelo meu pai. Sim, porque o meu pai pode ser distraído, mas é um homem muito romântico, acho que esta minha veia “artística”, esta minha propensão para a fantasia vem mais dele do que dela...
Assim, em género de homenagem aos dois, resta-me partilhar convosco que o meu pai se apaixonou pela minha mãe quando a viu, de costas, perdendo-se de amores líricos pelos seus longos e belíssimos cabelos negros... a minha mãe, embora lhe custe a admitir perdeu-se de encantos pelo lirismo do meu pai, pelas suas cartas apaixonadas e pelos seus olhos verdes e cabelo claro! É uma verdadeira história de amor, esta a que eu assisti todos os dias da minha vida... mesmo nos dias em que se pegavam de morte e se tratavam por você, fazendo-me de mensageiro para as suas quezílias... Ainda assim, tenho a agradecer a estes dois o maior dom que me deram... o dom de saber amar e ser amado!
Parabéns aos dois... que uma data não é nada, senão o início de muitas outras!