terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Minha Pequena Artista!


Ser mãe de uma criança com 20 meses é muito mais divertido do que ser mãe de uma criança de 2 meses.
Primeiro, já não choram a cada toque e passam o dia entre biberões e fraldas! Segundo já comunicam, mostram laivos da sua personalidade, brincam, reagem, gritam, às vezes, choram, à vezes, mas já andam sozinhos e podemos deixá-los a fazer a mais das monumentais das birras, sem ter medo de rebolarem da cama e caírem desamparados ou que sufoquem com o seu próprio choro! Enfim... e ser mãe de uma criança, como a minha filha, é, se me permitem, ainda mais espectacular, porque alinha em tudo o que é jogo, brincadeira, actividade, contando que a envolva activamente e que ela se possa sujar q.b.! E eu, eu fico toda derretida com esta sua nova faceta, de “companheira”, de “amiga”, de “coleguinha” de conversas, jogos e tretas assim e assado!
Este fim-de-semana, e porque o pai estava a trabalhar e o popó da mãe está doente, decidimos dedicar-nos às actividades Indoor! Assim, a quatro mãos fizemos um magnífico bolo de ananás, ela ajudou sempre, a partir ovos, a bater, a comer açúcar, a pôr farinha em tudo o que era superfície e o resultado foi estupendo! Depois, na hora de colocar o bolo no forno ensinei-a a atirar um beijinho de boa-sorte ao bolo, ao que ela acrescentou um aceno de mão e um “deeeux”, que repete agora de cada vez que me vê cozinhar e sempre que passando em frente ao forno se lembra de o fazer!
A segunda e talvez mais produtiva parte das nossas actividades, tanto em prazer, como lixo resultante, foi a pintura! Ela pinta quase todos os dias com as suas canetas laváveis e os seus lápis de cera, mas esta semana, decidi arriscar e usar pincel e tintas de vidro! Assim foi... para lá do gozo que me deu ver o empenho dela de pincel em riste a mergulhar em tudo o que era boião e dizer “zúli”, que ao que consta se transformou na cor preferida dela... resultou isto:




Maravilhosos, não são?! E as risadas que ela solta sempre que os vê?! Como que a dizer: “Vês... fui eu que fiz!”. É LINDO... é Amor e Arte!