sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trivialidades e Superstições


Mais uma manhã em que acordo “depois da tempestade”, e não, não esteve mau tempo nos Açores, mas como podem imaginar, ontem não consegui ir à minha aulinha... 5ª falta, e juro que paro de contar por aqui... e tudo porquê?! Porque me ligaram por volta das cinco da tarde a avisar que a minha filha estava com febre... outra vez... nova corrida para o pediatra, novas angústias e tormentos, para não se descobrir nada de conclusivo e tirar uma única conclusão: temos que aguardar! Bom, eu, que apesar de cansada, ainda tento ver as coisas pelo lado positivo, tenho de mim, para comigo, que isto são “febres de dentes”... pelo menos assim o espero... e confesso que não me aguento de ansiedade para a ver de “dentuça” completa!
Tirando este pequeno pormenor, não sei se, (e este agora é só para meninas), já viram o novo cartão do BANIF, com a Hello Kitty e uns Swarovskis?! Já viram... assim todo pink e muito lindinho?! Não... eu mostro...


... digam lá se não é a coisa mais fofa e mais certa de nos fazer gastar dinheiro até aos ossos! Eu, JURO, que não vou abrir conta no BANIF só para ter esse cartão... vontade não me falta, que o cartão é giro que se farta... mas com um cartão assim não havia “rendimento” que se aguentasse muito tempo na conta... ele era ver passar o cartão práqui, passar o cartão pralá... e a Kitty a perder os brilhos dos brilhantes! Não dá... cartões assim, não dá!
Por acaso, no Japão, terra da Kitty e das bonecadas afins há uma parafernália sem fim de cartões quitados e personalizados assim bem ao jeito de satisfazer os caprichos mais femininos!

E por falar em Japão... para os curiosos da “bonecada” que adicionei na barra lateral, aqui ficam as devidas explicações:

O primeiro... o olho azul é o chamado “olho turco” ou “olho grego”, para os turcos afasta o mau-olhado, para os gregos atrai a Boa Sorte... e para além de gostar das cores e ter ficado fascinada por eles quando recebi a minha primeira pulseira carregada de olhinhos, não faz mal a ninguém e não custa ter por aqui.

O segundo, o escaravelho no papiro é egípcio e dizem que traz Boa Sorte também, ou melhor, como o Escaravelho é para os Egípcios símbolo de vida e renovação, uma vez que se renova do dia para a noite, na procriação dos pequenos escaravelhitos, os egípcios viam este animal como símbolo de perfeição, “persistência no ser” para os vivos e “renascimento para a vida” para os mortos!

O terceiro “miki” que acrescentei ao blog é um gatinho, “neko” em japonês, mais conhecido por “Maneki Neko”, de que fiquei fã na minha experiência de contacto com os japoneses... este gatinho, moda no Japão, é normalmente utilizado na porta das lojas para atrair clientes e dinheiro, mas é símbolo de sorte também. O Gatinho tem a pata direita levantada, coleira vermelha, que era cor de fortuna, até porque os gatos eram considerados preciosos no Japão! Finalmente este Neko tem que ser branco! (Vêem algumas semelhanças com a Kitty?! Ou será pura teoria da conspiração?!)

Finalmente a última imagem que acrescentei é a koban, uma moeda japonesa, muito valiosa, em forma oval, que associada a este gatinho crê-se que traga ainda mais sorte...


“Eu cá não sou supersticiosa”, mas que as há, há... e ultimamente não tenho andado nos meus dias... Assim, para crentes e não crentes, até porque não se paga, não magoa e as imagens até são giras, aqui ficam os meus amuletos de boa sorte! Engraçada a forma como lidamos com o lado menos factual da nossa vida... eu sou muito simbólica e pictórica nas minhas crenças, não sou tremendamente ritualista, mas confesso que já limpei o “ar” da casa com incensos uma série de vezes e purifiquei cristais com água do mar para chamar a Boa Sorte... serei eu a única “anormal” a sentir algum bem nestas coisas?!

E por falar em bem... fez-me um bem fenomenal ouvir na rádio esta musiquinha logo pela manhã... para além da energia saltitante da melodia, lembrei-me do Concerto em Coimbra! E escusem-se de comentários que eu ainda sou da geração em que gostar de George Michael e Prince não fazia mal a ninguém... ai a minha juventude!!! Bons tempos! ;)

E por falar em Bons... BOM FIM-DE-SEMANA!