quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Não, não vamos ginasticar! - Amanhã no AO

Eu e os ginásios temos uma espécie de relação de amor platónico, daqueles muito lindos, mas que só funcionam nas nossas fantasias!
Sempre que frequentei um ginásio acabei por sair de lá, com a sensação de quem abandona um amor, só porque “é melhor assim”!
Eu e o desporto, e isto não abonará muito a meu respeito, também não nos entendemos por aí além! Aliás, num país como Portugal em que quem não fala futebolês ou é cego, ou não tem um olho, eu fico reduzida a uma anormalidade estatística que conhece o Mourinho, porque ele ganha prémios em todo o mundo, e o Cristiano Ronaldo, porque faz furor e acumula milhões como os meus móveis acumulam pó!
Bom, eu de desporto, confesso, fui praticante convicta de uma única modalidade ao longo da minha vida de três décadas, a patinagem! E isto, porque envolvia toda uma mística associada às meninas da patinagem e porque engracei com um ambiente desportivo em que não era eu a única a acabar inevitavelmente com o costado no chão! Ainda assim, foi coisa para durar uns anitos, até eu perder o meu último par de patins e ganhar amor aos ossos!
Mas falávamos de ginásios… e eu, que tenho tendência a ser “roliça”, tenho por eles o maior respeito e admiração! Sempre que oiço falar de um novo, com novas modalidades, facilidades de horários e conceitos inovadores fico toda empolgada… o que me levou há um ano atrás a ficar a pagar um ano inteiro de mensalidades, quando apenas lá fui durante dois meses! Pois… não sei bem o que me leva a desistir, mas há sempre um dia, em que me canso de me ver ruborizada nas faces e descabelada ao espelho, com a perfeita noção de que para me tonificar como deve ser, devia ter que me “descabelar” o dobro daquilo e… enfim, desisto! Assim, sem dó nem piedade, sem o mínimo de remorsos… até porque fico sempre com a sensação de ser um peixe fora de água nos ginásios que frequento!
O pessoal nos ginásios está dividido em dois grupos essencialmente, os que gostam daquilo e os que querem gostar! Os que gostam são bem visíveis, têm rotinas de cardio e toalhinhas sempre por perto, apertam os botões das máquinas de cycling com vigor e fazem ginástica como quem corre a meia maratona de Atenas! Os outros, levam-se até aos aparelhos, perdem-se em conversas com o vizinho do lado, levam iPods e ficam a ver a MTV na televisão, enquanto suam moderadamente em modelitos do último grito da Nike, compensando assim em estilo, aquilo que não fazem em esforço!
Eu gostava de gostar de ginásios, de ter um estilo de vida saudável, atlético, vitaminado e tonificado… mas nada, nem ninguém me põe um sorriso nos lábios como a porcaria de um bolinho de iogurte feito em casa ou um croissant a acompanhar um bom livro e um capuccino numa esplanada soalheira!
Ao fim de trinta anos de esforço, com as piores notas da minha vida sempre a Educação Física, resolvi assumir de uma vez por todas, o meu asco por práticas desportivas enclausuradas… é que até me podem convidar para dar uns mergulhos no mar, ou uns chutos numa bola na praia, ou uma partida de volley ao improviso… mas nunca me verão a fazer jogging na marginal, porque me dá vómitos, nem a fazer BTT nas bicicletas mais radicais, porque me dão náuseas, nem muito menos a cumprir programas de abdominais completos combinados com exercícios de cardiofitness ou pilates com entusiasmo, porque me dão sono e fome e ainda por cima custam os olhos da cara nos ginásios da moda! Assim, apercebo-me agora que não podemos nem devemos querer ser tudo na vida… há coisas que é melhor deixar os outros fazer, enquanto nós ficamos só, sentados, a ver, ou a ler um livro! É que ele há mesmo amores assim, que só funcionam bem se não funcionarem de todo!

Cavaco Silva vai...


... abdicar de um salário de 6500 euros e fica com duas míseras pensões de cerca de 10.000 euros por mês! Coitadinho. É um herói o senhor!