quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Anjos Cansados - no AO 28.01.10

Há uns tempos atrás, num dos meus dias mais tristes escrevi isto:
«Na hora em que os anjos se cansam o desânimo é rei. E hoje, tudo em mim é tédio.
Um tédio de sentir as saudades de quem amo e me falta, nos momentos em que os anjos me abandonam à solidão de uma solitária ilha, inundada de casas e pessoas vazias e sorrisos sem significado e palavras mortas presas em lábios roxos, secos de significado e significação.
Na hora em que os anjos se cansam a saudade é rainha. (...)
Perdida em viagens, dentro de mim mesma, procurando o porquê deste meu sentir triste e pesado, lembro-me que é possível, que um dia, até mesmo os anjos se cansem.
Não há anjo que aguente o peso de um coração carregado de saudades, e hoje todo o bater do meu são palavras mudas que envio a quem me falta.
Na hora em que os anjos descansam as minhas palavras pesam. Pesam e falham a tradicional alegria que as marca. Marcando a ausência de uma ausência sentida, pesada e pensada, amarrada e obrigada ao exílio de uma ilha familiar. Ruas e pedras e estradas e campos, vazios. O retrato da minha alma. O reflexo do meu ser e estar.
Não há ausência mais sentida, do que a ausência de nós mesmos. E hoje ausentei-me de mim, juntamente com o meu anjo cansado, na hora em que decidiu descansar! Finalmente sós. Os dois.
Carrego em mim hoje todo o peso de uma falha, falta, ausência, lacuna, vazio. Um deserto abalado pela minha vontade de lhe resistir. Hoje, na hora em que os anjos se cansam, não houve lugar a pensamentos floridos, lugares comuns ou ideias brilhantes. Nesta hora descanso… não é fácil lutar contra um mundo, que não se entende, não se percebe. Não é fácil encontrar justificações constantes para um mundo triste, feio, sujo, sem esperança, corrupto, cruel. Hoje, na hora em que os anjos se cansam trago em mim todo o peso do mundo (...) Hoje, nesta hora solitária, desmistifico a vida e limito-me a senti-la, sem choro, sem riso, sem expressão nem desejos.
Hoje, na hora em que os anjos se cansam, espero desesperançada carregando nos ombros o peso de um anjo cansado, que hoje decidiu descansar.»
E voltei a este texto, porque hoje, vi na teoria dos anjos cansados a única explicação possível para que uma criança inocente adoeça gravemente. A Sofia (7 meses), o Afonso (6 anos) e tantos outros entre estas idades sofrem de Leucemia e esperam esperançosos que os seus anjos não se cansem. O meu não se cansou na altura em que me ofereci como dadora de medula óssea, há uns quatro anos atrás. E o seu anjo, como está?!

Amigas, doces e Carnavais com Samba!


Existe nos Açores, pelo menos aqui em S. Miguel, não quero induzir ninguém em erro, toda uma tradição de festas que antecedem o Carnaval, que implicam que as crianças festejem cinco Carnavais! Eu explico, é que esta pré-época do Carnaval envolve um pouco mais do que isso... quatro quintas-feiras antes do Carnaval abrimos as festividades com o “Dia dos Amigos”, dia de farra para os gajos, depois temos o “Dia das Amigas”, que é hoje e envolve maluqueira total para as gajas, depois o “dia dos Compadres”, depois o “das Comadres” e finalmente temos o Carnaval. A par disto ainda temos os tradicionais bailes de gala nos Coliseus, que implicam uso de smoking e vestido longo... ou seja, esta gente gosta mesmo é de festa! E ainda bem que assim é... já imaginaram a vida na ilha, sempre nos mesmos trilhos, com as mesmas gentes e sem festa?! NA! Não dava!
Na Creche da minha filha, todas estas quintas-feiras implicam uma celebração e o uso de uma máscara ou fato de acordo com o tema! Na primeira quinta-feira a festa foi de fantasia livre! Hoje o tema era a Música e a Repolhita foi vestida de branco com uma clave de sol presa ao peito e um chapéu prateado de fada, que se recusou a colocar! Na próxima quinta temos a festa do material escolar e estou seriamente a pensar metê-la numa mochila e deixá-la ir assim... por fim no dia das Comadres o tema são as Estações do Ano e depois ainda temos o Carnaval! Que canseira! Digo-vos... é que se fosse rica, não havia stress, era comprar uma fatiota para cada festa e tava feita, mas como não sou, tenho que me organizar e apelar à criatividade! Ai e a ginástica mental custa!
Para piorar, hoje, sendo dia das amigas é dia de rambóia para a Canalha na Creche, que tem direito a levar guloseimas, que são espalhadas ao longo de uma mesa e depois... depois é o puto do Carnaval!!! Tá mal! Eu que eduquei a minha filha a não ceder aos doces, que ainda, até hoje, não a deixo comer chocolates, gelados ou rebuçados, vejo hoje este meu lindo caminho incólume ser manchado por tudo o que é doçaria! Estou feita... se a miúda me vem com cólicas ou desarranjos intestinais eu estou só a avisar... VAI HAVER SAMBA ESTE CARNAVAL! Deixei indicações claras para que a vigiassem e dessem privilégio às bolachas de mel e aveia do Noddy, que vou levar para ela, um sumo, também tá ok, mas se lhe dão gomas, eu juro que engomo alguém! TÁ?!
Já agora, um beijo especial às minhas amigas todas!
"Mesmo que as pessoas mudem
e suas vidas se reorganizem,
os amigos devem ser amigos para sempre,
mesmo que não tenham nada em comum,
somente compartilhar as mesmas recordações.
Pois boas lembranças, são marcantes,
e o que é marcante nunca se esquece!
Uma grande amizade mesmo com o passar do tempo é cultivada assim!"
Vinicius de Moraes