quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Amigas, doces e Carnavais com Samba!


Existe nos Açores, pelo menos aqui em S. Miguel, não quero induzir ninguém em erro, toda uma tradição de festas que antecedem o Carnaval, que implicam que as crianças festejem cinco Carnavais! Eu explico, é que esta pré-época do Carnaval envolve um pouco mais do que isso... quatro quintas-feiras antes do Carnaval abrimos as festividades com o “Dia dos Amigos”, dia de farra para os gajos, depois temos o “Dia das Amigas”, que é hoje e envolve maluqueira total para as gajas, depois o “dia dos Compadres”, depois o “das Comadres” e finalmente temos o Carnaval. A par disto ainda temos os tradicionais bailes de gala nos Coliseus, que implicam uso de smoking e vestido longo... ou seja, esta gente gosta mesmo é de festa! E ainda bem que assim é... já imaginaram a vida na ilha, sempre nos mesmos trilhos, com as mesmas gentes e sem festa?! NA! Não dava!
Na Creche da minha filha, todas estas quintas-feiras implicam uma celebração e o uso de uma máscara ou fato de acordo com o tema! Na primeira quinta-feira a festa foi de fantasia livre! Hoje o tema era a Música e a Repolhita foi vestida de branco com uma clave de sol presa ao peito e um chapéu prateado de fada, que se recusou a colocar! Na próxima quinta temos a festa do material escolar e estou seriamente a pensar metê-la numa mochila e deixá-la ir assim... por fim no dia das Comadres o tema são as Estações do Ano e depois ainda temos o Carnaval! Que canseira! Digo-vos... é que se fosse rica, não havia stress, era comprar uma fatiota para cada festa e tava feita, mas como não sou, tenho que me organizar e apelar à criatividade! Ai e a ginástica mental custa!
Para piorar, hoje, sendo dia das amigas é dia de rambóia para a Canalha na Creche, que tem direito a levar guloseimas, que são espalhadas ao longo de uma mesa e depois... depois é o puto do Carnaval!!! Tá mal! Eu que eduquei a minha filha a não ceder aos doces, que ainda, até hoje, não a deixo comer chocolates, gelados ou rebuçados, vejo hoje este meu lindo caminho incólume ser manchado por tudo o que é doçaria! Estou feita... se a miúda me vem com cólicas ou desarranjos intestinais eu estou só a avisar... VAI HAVER SAMBA ESTE CARNAVAL! Deixei indicações claras para que a vigiassem e dessem privilégio às bolachas de mel e aveia do Noddy, que vou levar para ela, um sumo, também tá ok, mas se lhe dão gomas, eu juro que engomo alguém! TÁ?!
Já agora, um beijo especial às minhas amigas todas!
"Mesmo que as pessoas mudem
e suas vidas se reorganizem,
os amigos devem ser amigos para sempre,
mesmo que não tenham nada em comum,
somente compartilhar as mesmas recordações.
Pois boas lembranças, são marcantes,
e o que é marcante nunca se esquece!
Uma grande amizade mesmo com o passar do tempo é cultivada assim!"
Vinicius de Moraes

11 comentários:

  1. sabes, chamam-me mãe galinha, como se fosse espécie rara mas TU ÉS IGUAL!!!!
    Olham-me de lado por não dar a provar uma batata frita ao repolhinho lá de casa mas será que ela não tem décadas pela frente para se empanturrar de fritos? gomas? oh gosh... bolachinha maria e deágua e sal é bem bom. e ela é bem feliz!
    MOTHER POWEEEEER

    ResponderEliminar
  2. Linda pois é educamos em casa e deseducam na escola. Vai-te habituando. Ri-me sabias? Festas não faltam. O que tens que fazer é comprar um fato base para a piolhita depois colocas adereços diferentes porque senão, senão não sei se haverá orçamento que chegue. Mas estava Linda não?

    ResponderEliminar
  3. Art: ART, AI ART!!! Temos tanto em comum pá... será que somos cromos repetidos da mesma caderneta! Sabes, tenho por princípio uma coisa que ouvi algures há uns tempos atrás: Nós podemos ser amigos dos nossos filhos, mas mais ninguém será Pai deles, assim se nós não os educarmos ninguém educará! E eu, acredito que as crianças precisam de quem lhes ponha regras, disciplina, organização, tudo com muito amor, SEMPRE! Mas acho que assim são muito mais felizes... e se algo correr mal... sempre nos podem culpar! É sempre bom ter um bode expiatório! LOL - A verdade é que sou um pouco reticente em relação a certos alimentos na alimentação dela... por enquanto, vá... elas têm tempo de provar tudo isso e muito mais, mas enquanto forem fazendo aquilo que a gente manda... olha, é aproveitar! Não vai durar para sempre!
    Mães galinhas?! CóCórócócó... Com MUITO GOSTO! Ela não tem mais nenhuma! ;P BJS

    Sabor a Mim: Mulher... andas desaparecida! Bom ter notícias! :) - (nem que seja só uma beijoca!) LOL

    ResponderEliminar
  4. Brown Eyes: Ela foi vestida de Clave de Sol, mas como não quis colocar a Clave ao pescoço... estava só vestida de branco! LOL Ela é sempre Linda! Para mim, pelo menos é sempre! LOL - Eu tenho muita imaginação para estas coisas e com pouco menos de 10 euros faço as festas todas até ao Carnaval! LOL ;) - Ai, mas dá-me uma neura que me olhem de lado na escolinha dela por não a deixar comer doces!!! Fosse eu insegura e já estava ela obesa e insurreta! Valha-nos a minha confiança nas minhas capacidades de mãe! Eu sei bem melhor que ninguém o que é o melhor para ela... afinal de contas... quem a amará mais do que eu?! AH?! AH!? Beijos querida!

    ResponderEliminar
  5. Doces à parte, diz lá se assim o Carnaval não é mais giro?
    Um Feliz Dia de Amigas Sílvia!

    ResponderEliminar
  6. Teresa: CLARO que SIM! É uma animação... eu que não gostava até já estou a começar a vacilar... até no Halloween me mascarei! AHAHAAH! LOL Tava horrível, mas não me senti sozinha! No bom sentido, CLARO! EHE! Feliz dia de Amigas para ti também Linda! =)

    ResponderEliminar
  7. Eu dava em doida!! :o
    Quintas feiras temáticas?!? Dava em doida!!

    Doida! Doida I tell ya!

    *

    ResponderEliminar
  8. Olha... a minha mãe também vai ao Redondo (que é uma vila alentejana, a uns kilómetros de Évora - my town!) passar a noite das comadres, em que o tema das fantasias varia cada ano...

    Que engraçado, pensava que era "pancada" do pessoal de cá...

    ;D

    ResponderEliminar
  9. Sílvia às vezes passa-me assim uma onda de ternura contigo que me dá vontade de te dar um beijinho. Sabes porquê? Porque tens um amor ENORME à piolhita, que se sente e nos deixa envolvidas em carinho. Claro que tu é que amas a tua filha e tu é que sabes o que é bom para ela. Sente-se a preocupação que tens em fazer tudo correctamente. És uma SUPER MÂE, sente-se aqui. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do poema! Amigas todos os dias em qualquer parte do mundo :)

    ResponderEliminar