terça-feira, 30 de março de 2010

La Dolce Vita!


Só para que conste... esta foto é de um local que existe mesmo... e sabem que mais... eu moro mesmo aqui... em frente ao mar...
Ahhhh... como é bom ter um dia inteiro de sol nesta ilha!

A minha mãe é como a pescada, antes de ser já o era! Nasceu a 30 de Março, mas foi registada como tendo nascido a 27! Nós, lá em casa, sempre festejámos a 27. Mas também lhe damos os parabéns a 30. Ela, não festeja em nenhum dos dias. Porque a minha mãe é mesmo assim. A minha mãe não é de festas! A minha mãe não é de rambóias e galhofadas, nem de bailaricos ou grandes convívios... não... nisso saio todinha ao meu pai! A minha mãe não dá gargalhadas sonoras, nem fala alto, nem berra! Aliás, acho que nunca ouvi a minha mãe berrar!
A minha mãe é como as flores do campo, de beleza discreta, rude até a um primeiro olhar, mas sempre as preferidas de toda a gente! Ela é como o detalhe de que toda a paisagem precisa e sem a qual ela nunca estaria completa!
A minha mãe não tem amigas, com quem vá tomar chá, fazer compras ou dar duas de letra!
Não!
Mas a minha mãe é a pessoa mais sincera e amigável que conheço! A minha mãe cozinha bem “pa caraças”, sabe sempre que remédios devemos tomar, adivinha-nos os males da alma e tem sempre duas palavras de reflexão para dar! A minha mãe não é nada como eu. Mas eu gostava de ser mais como a minha mãe...
Acho que só vi a minha mãe chorar para aí umas três vezes na minha vida... mas sei que já deve ter chorado muitas mais! A primeira vez que “vi” com olhos de ver a minha mãe a chorar foi quando ela viu a neta! Pegou-a no colo, olhou para mim, tentou falar... mas só chorou... quase compulsivamente! Talvez porque soubesse, que a par de uma grande felicidade, um filho é também uma grande responsabilidade! A minha mãe é mulher de carreira, discreta, empenhada, muito profissional... mas nem por isso desleixou os cuidados que tinha comigo.
A minha mãe não sabe nadar, não sabe andar de bicicleta e desde que eu tinha 5 anos começou a usar saias pelo joelho até eu ter para aí uns 18... Hoje em dia, a minha mãe já só usa calças! Da minha mãe herdei a paixão por anéis, pulseiras, colares, lenços, lencinhos, cachecóis e echarpes. Não lhe herdei a calma, nem o temperamento pausado... herdei-lhe um pouco da frieza e neutralidade, mas não herdei nem os olhos verdes, nem o cabelo escuro... agora cada vez mais branco! Herdei-lhe a paixão pelo campo, pelos animais, pela família!
A minha mãe é uma Mãe assim com “M” maiúsculo...
...e como ela está lixada da vida, porque não encara bem o passar dos anos, eu hoje, não lhe dou os parabéns... mas digo-lhe antes que a adoro, hoje menos do que amanhã!