segunda-feira, 8 de junho de 2009

(contra) Tempo


Ainda um dia alguém me vai explicar, mas assim como quem explica a quem é "uma criança de 10 anos", de poucas percebas e muitas perguntas, o porquê do tempo passar tãaaaao devagar quando se quer que ele passe a correr!?
É que, apesar desta semana começar numa quinta-feira, como me lembrava e tão bem a minha querida amiga T., o dia está a render, mas a render MUITO de uma forma tão pesarosa!
Há quem diga que o tempo, não é mais do que psicológico, mas se o é, então é do contra, porque joga sempre contra as nossas vontades! É que não é por nada, mas chegando quarta-feira, ou seja sábado, tenho a certeza, mas certeza, certezinha, que o tempo vai passar a correr… a galope, a trote, de avião supersónico e super rápido, que nem TGV na maior loucura!

Sempre que estamos na caminha, quentinhos e a dormir relaxadamente, uma hora passa em cinco minutos! Mas, se estamos numa fila, em que esperamos cinco minutos, já parece que passou uma hora!
Ai que raios este tempo, que se pergunta a ele próprio, quanto tempo o tempo tem, e se responde que tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem! Que podemos nós, de resto, esperar de uma entidade tão abstracta, tão confusa e baralhadora, que se responde com enigmas até de si para consigo?!

“Será chuva, será gente?!” - o que raio será que me está hoje a afectar de tal forma, que me leva a sentir intensamente cada minuto que passa, cada hora que sinto passar?! Com se trouxesse em costas os ponteiros de todos os relógios do mundo?!

Não é enigma nenhum, que esta minha ânsia de ir a casa, de assentar pés no meu Porto, me faz correr o coração a 3000 à hora, mas porque raios, não correrá também atrás dele este molenga do tempo?! Por mim, corria que nem um louco até amanhã, parava só na quarta e demorava um mês até Domingo!

Quando era pequenina, lembro-me bem de me forçar a dormir muito, na véspera de Natal, para o tempo passar rápido até à hora de abrir presentes! Era um sono forçado, sentido, obrigado… mas valia tanto o esforço, porque o que de facto acontecia, era que, na maior parte das vezes, acordava no momento exacto em que os meus pais me entravam no quarto a informar da chegada do Pai Natal! Ou não fosse isso truque deles, que mal me encaminhavam para o quarto, logo me deixavam as prendas no fogão!
Ai quem me dera, puder agora fechar os olhos e dormir e só acordar na quarta-feira de manhã, assim mesmo antes da hora do voo e partir a correr de malas e bagagens e filha e marido e coração apertado, para voltar ao meu espaço, meu ar, minha terra, família e amigos e respirar o ar, que me inundou pulmões, anos a fio!

Assim está esta mulher a 1000/h hoje, numa ânsia, numa ansiedade, numa inquietação infértil que me irrita até o mais pequeno nervo… a contar as horas, para o amanhã chegar!

4 comentários:

  1. E eu partilho dessa tua ânsia! Só que ao contrário! E ao contrário, entenda-se, não uero que o tempo passe devagar! Quero sim que passe a voar mas para eu sair deste meu Porto para me ir encontrar, nessa ilha, com o meu porto seguro! E amanhã que não chega nunca!!!!

    ResponderEliminar
  2. Estou tão ansiosa como tu para que o amanhã chegue já e o domingo só para o ano que vem mas...tal como dizes tudo vai acontecer ao contrário. O estarmos bem muda até o tempo do tempo, corre velozmente. Enfim...BJS

    ResponderEliminar
  3. Estamos todas com ânsia que chegue O dia e o tempo pare :)

    ResponderEliminar