sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Metamorfose


Quem leu a Metamorfose de Kafka saberá do que falo. Quem não leu, ora faça favor, que se lê muito bem e mal não faz!
A verdade é que há dias em que me pergunto, ao sair da cama… mas que raio de metamorfose sofri eu hoje!? É que se há dias em que me deito como uma Princesa e acordo de manhã que nem bicho feio, há outros em que me deito com cara de saco de batatas e acordo que nem batatinhas Pringles, simétricas e às rodelas!
Isto de se envelhecer tem muito que se lhe diga e há dias em que o peso dos 28, quase 29 se faz sentir e bem, quase que dando a perceber a entrada no auge, que dizem ser os trinta anos na vida de uma mulher!
Nunca tive medo de envelhecer e, na verdade, quem me vê, raramente acerta na idade que tenho! O que, ao que tudo indica, me fará parecer trintona lá por volta dos meus 60 anos! Ah, pois é!
Mas a verdade é que às vezes não percebo, se é do sono, dos meus olhos ou mente cansada, mas todos os dias me vejo de maneira diferente ao espelho! Não são as borbulhas, que essas nem na minha adolescência as tive, nem as rugas, porque dessas só de expressão… é um género de ar, que se me dá, oscilando entre um ar ora de felicidade, ora de leve peso e cansaço… nem sempre condicentes com os meus verdadeiros “estar e sentires” de momento!
Um dia acordei e senti-me uma verdadeira lontra, mas a balança não passou do peso normal… daquele, de costume! Outro dia achei-me tão pálida, mas tão pálida, que fui a correr comprar 3 auto-bronzeadores diferentes! Sorte a minha, que não tenho mais de cinco minutos para me olhar ao espelho de manhã… “Valores mais altos” se despertam a essa hora, com uma fome de leite inconsolável e uma cara de sono igual à da mãe!
Mas esta metamorfose de que falo às vezes, em vez de atingir a imagem, afecta-me o estado de espírito e se adormeço Princesa e Senhora da Delicadeza na terra mãe e arredores, acordo Rainha e Mulher da Maldade e Mau Humor! Muitas vezes aliado a um hálito de sensações duvidosas e vontade de recolher ao casulo da larva, que de borboleta em monstro me transformou!
Quando ainda vivia em casa dos meus pais a minha mãe já sabia, que não havia palavras na minha primeira hora de despertar apressado e após essa primeira hora, por vezes ainda existia mais meia de tolerância!
Hoje deitei-me larva e acordei larvinha, com asinhas de borboleta, mas assim em modos que em processo de metamorfose em estado de transição! Terá sido por ser sexta-feira!? Pois... se calhar foi... assim sendo amanhã, e se a metamorfose não regredir, acordo Borboleta e voo pelo fim-de-semana fora! ;)


Bom Fim-de-semana para todas! Que não passe a 1000/h... ;)

3 comentários:

  1. Oláááá...

    Que as tuas viagens de borboleta te façam transpor horizontes e disfrutar arco iris!!!
    Bom fim de semana para ti tb...
    Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Ah...
    esqueci-me da sugestão de nome para o novo inquilino... Blue!

    (se bem que sempre que vejo um, o 1º nome que me lembro é mickey...

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, tu não me fales em peso da idade a quem já vai a caminho dos 31! Mas pronto, tal como tu, nunca na vida me deram a idade que tenho. Ainda hoje um colega meu, ao saber, disse:nascente o quê, já com 15 anos? ;)

    ResponderEliminar