quarta-feira, 1 de julho de 2009


Não há, mas não há mesmo, melhor desafio à inteligência de um adulto pensante, do que ser pai. É que ele não é só a responsabilidade económica que acresce com o nascimento de um filho. Nem muito menos, a dependência natural, que advém do nascimento do nosso rebentinho! É uma pressão da sociedade instruída, que nos faz pôr de lado as tendências naturais da paternidade, em detrimento de teorias de pedagogia infantil, terapeutas e entendidos do assunto.
Não falo só de formas de educação distintas, nem muito menos de estilos parentais diversificados, que isso há-os por aí, tanto quanto meninos nascidos e por nascer!
Já experimentaram, sem experiência alguma no assunto irem até a um supermercado comprar fraldas para a vossa cria?! Não!? Eu digo-vos, por experiência própria, que pode ser daquelas experiências de uma vez na vida, total e completamente traumatizantes. Ele é fraldas de marcas distintas, de acordo com o peso, de acordo com o sexo, de acordo com a movimentação, agilidade ou posição! Fraldas de água, fraldas de noite, fraldas de dia e de assim-assim. A primeira vez, que li no rótulo de uma embalagem, “fraldas para cocós líquidos”, pensei de mim para comigo, que não estava minimamente preparada para a minha maternidade eminente. É que não foi só a lembrança dos “cocós”, que não entram nos sonhos de mãe dedicada e apaixonada, que só vê bonequinhos e peluches, bercinhos e roupas cor-de-rosa. Aquela parte dos líquidos fez-me assim uma aversão! Naturalmente, não tanta como a que me vez ao primeiro vislumbre dos mesmos, ainda assim terrivelmente inesperados! Enquanto isto, o meu marido, no corredor ao lado, não fosse ele homem e dedicado à administração de contas e afins, descobria mais uma maquia de fraldas diferentes, de calculadora na mão, tentando contrabalançar o valor preço e a qualidade das mesmas, numa espécie de tentativa de estudo de mercado inteligente! Resultado, compramos três pacotes diferentes. Eis senão que, quando a minha filha, finalmente nasceu, nenhum dos três era adequado para ela! Fraldas para “bebés prematuros”, foi aquelas que ela usou! Compradinhas na farmácia, por recomendação médica! E ela, que nem prematura foi!
Enfim, completamente desesperante foi também a busca e experimentação constante dos diferentes tipos de leite, HA, confort, digest, para bebés com refluxo gastro-esofágico e de novo para os tais “líquidos”, isto tudo, depois de ter andado numa luta com a amamentação, faltas de leite, cólicas e bombas de extracção de leite, que de tortura medieval tinham tudo, menos o aspecto, marca e preço!
Se pensam, que isto foi complicado, desenganem-se, pois isto é só a ponta do iceberg. Depois vêm as teorias da chucha, do sono, do “não”, dos castigos… um sem número de teses diferentes, todas elas devidamente testadas e aprovadas.
Não há olhinhos que aguentem tantas páginas de teorias e ideias de educação, sugestão, dicas, know how, do that… enfim… perdemo-nos de tal forma, que às vezes mais parece, que a única coisa a que verdadeiramente não prestamos atenção é mesmo ao nosso instinto de pais, que juntamente com o amor e dedicação, que nascem juntamente com um filho, fazem de nós únicos e peritos na matéria!

Ontem, tive Reunião de Pais, na Creche da minha filha, para, entre outras coisas, discutirmos eventuais problemas ou apontar sugestões, enquanto auxiliadores da educação dos nossos “pikenos”. A páginas tantas, e num contexto até um pouco inadequado há um pai, que questiona a utilização e acesso dos infantes a um aparelho familiar do nosso quotidiano, a que ele se referiu, apontando para o dito, e dizendo: “ aquela coisa ali”. Para espanto dos presentes, o Educador, referia-se à televisão. Diz ele que, não a tendo em casa, não sabe até que ponto não será prejudicial para a filha dele, ter acesso no colégio ao dito aparelhómetro. Referiu-se ao caso alemão, onde esses aparelhos não partilham do espaço público e onde não é normal as crianças terem acesso indiscriminado à programação exibida.
Numa cultura como a nossa, é mais que normal isso acontecer e da minha experiência até à data, não sei se sendo por estar habituada a ela, praticamente desde que nasceu, a minha filha, não liga grande coisa à televisão! A acreditar naquilo que foi dito pelo Pai Educador Preocupado com a TV, a filha do mesmo fica quase que em transe ao ter acesso à mesma! Não será pela falta de habituação?!

Eu não sou de extremos, a não ser no que toca a gostos e (des)gostos, mas continuo a achar, que a razão está sempre a meio de qualquer radicalismo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra! As crianças, deste país, não vivem numa realidade alemã, assim sendo, não sei até que ponto será positivo tentar fazer desse o modelo de educação a adoptar cá! Mas isto é só a minha humilde e pouco meritória opinião… quanto a mim, não me manifestei na dita reunião… ainda estava com medo da “multa” que apanhei por ter levado a minha filha à Creche, com atraso de 20 minutos. 2,5 Euros de vergonha de mãe sem noção das horas… Não sou exemplo para ninguém! E com isto, lá estou eu de novo, a cair na tentação de questionar a minha atitude parental à luz de teorias educacionais, que enaltecem a criação de ordens, rotinas e horários na vida dos nossos pequenos filhotes! Não há pai que aguente, tanto peso de sabedoria pedagógica...

2 comentários:

  1. AH.AH,Ah....ri-me muitíssimo com este teu post. Realmente é difícil ser-se mãe hoje, além do dinheiro que se despende são as teorias, falsas a maior parte delas, que levam à loucura. Lembra-te que esta é uma sociedade de consumo e todas as teorias têm um fim: que consumas mais.Cada criança é um caso e uma coisa é certa o fruto proibido é o mais desejado, daí a tua filhota não ligar à TV e a outra, a tal do caso alemão,não ligar a mais nada a não ser à TV. Já te disse uma vez que o melhor conselheiro é mesmo a tua intuição. Nota-se que queres criar a tua filha de maneira exemplar mas, sinceramente, deixa de te preocupar porque não há regras para criar bem um filho. A maneira de ser dele conta muito e podem dar-se muitos conselhos, que serviram para outros mas que não servirão para a tua filha. Já vi miúdos criados ao deus dará e terem futuros exemplares, serem educados, carinhosos, etc. Já vi outros criados com todos os mimos e atenção e educação e, sabe-se lá porquê, perderam tudo na altura da adolescência. Para tudo é preciso sorte e, espero bem, que tu tenhas muita sorte com a tua. Não há coisa que doa mais que é dedicares-te a ela e mais tarde...Pelo que vejo és uma boa Mãe, com muitas dúvidas como todas, tudo correrá bem. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Brown Eyes, para não variar não podia concordar mais com aquilo que dizes! Fingers crossed para a minha maternidade fresquinha! ;)Obrigada pela leitura e fico feliz pelo despoletar das gargalhadas! Adoro fazer os outros sorrir! Obrigada pela partilha do sorriso! ;)

    ResponderEliminar