terça-feira, 4 de agosto de 2009

NÃO LEIAM!


Existe em mim, um mar de estupidez e poucas, pequenas ilhas de uma brilhante lucidez! Mas bem sei, que já vale muito o simples facto de ter noção disso e me preparar para encarar esse mar com fortes e corajosas braçadelas!
Existe em mim, uma crença estúpida e palerma, talvez até um pouco infundada, mas completamente pateta e inocente de que, o intimismo e a confissão, funcionam como uma espécie de catarse! E para que depois não digam, que eu não avisei, aqui fica o meu claro e gritante aviso, de que esta será provavelmente a Croniquice mais disparatada, que alguma vez publiquei neste espaço! Estando Vexas, devidamente avisadas, aqui segue o rol de disparate:

Disparate 1 – Não sei se também já ouviram dizer, se concordam ou se pura e simplesmente estando a “ouvir” isto pela primeira vez, acham este disparate, completamente sem sentido! Mas, hoje de manhã, quando deixei a minha belíssima filha na Creche, dei por mim a pensar, como será ela daqui a uns anos... se será bonita, alta, magra, gorda, tarreca, se ainda será loira, lindíssima, ou se vai corresponder à velha máxima que reza, que criança bonita em bebé fica um adulto feiito, e criança assim pró patinho feio em bebé vira cisne em passos de mágica! É que quando andava na escola, tinha colegas minhas super giras, fashion e tudo e tudo e tudo... que tinham sido bebés horrendos! Ao passo que eu, modéstia à parte, que fui um bebé digno de capa de revista, virei sapinho, com o passar dos anos! E não, não sou mal amada, não sou insegura, mas pura e simplesmente REALISTA! E não... não estou a escrever isto para me dizerem... “ai Sílvia, mas tu és tão linda, bla, bla, bla...” Não, a sério, poupem-me... se eu fosse tudo isso e uma cereja por cima, andava a fazer capas de revista e não estava aqui atrás deste ecrã a esta hora! Ai de mim... que agora caem-me em cima os puritanistas da beleza e “fum, fum, fum... que a beleza vem do interior e fãm, fãm, fãm... que nem toda a gente que é bonita faz capa de revista...” mas vocês perceberam a ideia! E back to the point... lá vim eu, todo o caminho a pensar em exemplos, que me provassem ou contradissessem esta velha máxima! Cheguei ao escritório, ainda sem conclusões inteligentes! Ah, e tal... depois vem ao de cima a mãezinha que há em mim e consola-se em pensar... o que interessa é que ela seja feliz! Mas que tenho um curiosidade parva em imaginá-la daqui a uns aninhos... ai, lá isso tenho!

Disparate 2 – A relva do vizinho é mais verde do que a minha. As pessoas podem ter milhões de defeitos, ser pura e simplesmente uma nulidade, um zero à esquerda, mas nos currículos até o cisne mais depenado vira juba de leão! E eu, que leio uns currículuzitos, que me passam pelas mãos, hoje perdi-me num misto de “ciúme”, “inveja” do género,” bah, ah, ah, o meu pai é melhor que o teu...” ao ler um currículo de uma menina cheia de bom aspecto na fotografia, que ainda por cima já fez “mergulho, pólo aquático, equitação, alpinismo e sapateado”... mas ó Xica desta minha vida... quem no mundo coloca num currículo uma habilitação como o sapateado!? É que não é possível... Lá se foi a minha patinagem, dança oriental e aeróbica cardiofitenizada em forma de body pump! É que não tenho hipótese... mas o meu Papá talvez! Buh, uh! É completamente parva esta rivalização, bem sei, mas eu avisei, que isto hoje era só disparate! Ah, e poupem-me os... “mal-amada, invejosa, ciumenta, ranhosa”, que sou tudo isso e muito mais... mas em doses homeopáticas! Portanto, “put a sock in it”! QUEM?! Digam lá... quem nunca sentiu essa espécie de comichão na nuca, que o ciúme causa!? Eh pah... mergulho... já viram isto?! Não se faz... se ela vier trabalhar para cá, de que é que vamos falar... “Olá! Então?! Que tal, este fim-de-semana, calças os pés de pato?! Ou levas com uma botija de ar na nuca?” “Ai querida, nenhuma das duas, vou sapatear para o cara***!”. Pronto, lá está... confissão feita, catarse em processo!

E como mesmo num mar de estupidez, não há duas, sem três...

Disparate 3 – Sou só eu, que penso, que as pessoas morenas são mais felizes do que as branquelas?! É que eu possuidora de uma brancura de esmalte pérola, que karmicamente passei em forma de genes para a minha filha, me sinto sempre tremendamente infeliz quando vejo aqueles bronzes perfeitamente uniformes entre o cenoura e o chocolate! Este fim-de-semana, estava eu, feliz e contente a passear pela praia, quando alguém, vendo a brancura mini-me da minha filhota, se sente na liberdade de dizer em alto e bom som, mesmo assim com sotaque micaelense reforçado e tudo... “Ai, tão rekim (riquinha, para quem não fala ilhéu!)! é TÃO BRANCA!” – e uns passos mais à frente... “Ai minha rica filha, que tu ainda precisavas de muitos Verões para te bronzear!” – Ora, desculpem lá... Não... mas desculpem mesmo! Mas vocês vão ser Bronzeadas Pride para a Vossa Terra! É que os comentários só não sobraram para mim, porque eu tenho ar de quem, sabendo já falar, sabia dar resposta! Felizmente, a minha rica filha, que ainda não fala, não se sentiu constrangida... mas se isso algum dia acontecer, juro que lhes ponho um bronzeado mais intenso, localizado ali naquela zona entre a pálpebra e o sobrolho! Desde quando é que o bronze é um posto!? HUM?! E pronto, lá fui eu respondendo, com simpatia, dentro do possível... “ Pois é... sai à mãe... ao menos nota-se que está lavadinha! Né?!” – Olha, toma lá, que o algodão não engana...

E vou parar esta confissão por aqui, que com semelhantes ondas de estupidez, ainda se segue um tsunami, que arrasta para longe os poucos mas bons, três seguidores e meio deste blog e me deixa em mãos com um Síndrome de Arca de Noé, que não pode! No meio da bicharada é que não!

2 comentários:

  1. Olá....
    Não conhecia esta teoria do patinhofeio/ beldade versus beldade/patinho feio...e depois de reflectir um pouquinho sobre o assunto, cheguei à brilhante conclusão que desde que nascemos somos simultaneamente as duas coisas...depende dos olhos de quem vê.

    Experimenta olhar fixamente para uma foto de qualquer beldade de revista (livre escolha) e depois de uns minutos serás capaz de detectar defeitos que antes passavam despercebidos... o nariz é tortinho, ou aquele sinal é horrível, ou os olhos nem são simétricos, etc...
    por isso repito depende dos olhos de quem vê!


    ´Tens razão..."a relva do vizinho é sempre mais verde que a minha"... Por que razão havemos sempre de nos concentrar naquilo que não temos e não somos, em vez de nos concentrarmos nas nossas qualidades e conquistas!?!
    Assim que terminar este comentário, comprometo-me a fazer uma lista de todas as coisas boas que me lembrar a meu respeito. Afinal, quando não falamos nestas coisas, até nos esquecemos delas...e desta maneira lá se vai a auto-estima e valorização pessoal!!!


    E não poderia terminar, sem te brindar pelo: "ao menos nota-se que está lavadinha!"...ihihi...subtil, simpático, suave ... mas bem respondido!

    Não há mãe que não solte as garras para defender as suas crias indefesas perante qualquer ataque feroz!

    Bjho

    ResponderEliminar
  2. Concordo com as duas últimas conclusões. Com aquela de em bebé se ser lindo, e depois em adulto isso desaparecer já não concordo tanto..:)

    um beijinho.

    ResponderEliminar