quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O meu "ursinho" bravo!


A minha filha com 15 meses, fresquinhos, fresquinhos e feitinhos hoje, está a passar uma fase de mutação! Nos últimos dias, chega a casa perdida de sono, com uma neura, que não se aguenta. Quer comer sozinha e pinta-me as paredes e a casa, com tudo o que é sopa e papa de fruta, ao mesmo tempo que polui o ar com os seus berros e guinchos e choros sem lágrima, sequinhos como a pele de um crocodilo ao sol! BIRRA! E que birras que têm sido! Eu, impávida e serena, sigo à risca o manual, que diz para não dar importância... para não fazer caso, para lhe mostrar que não se faz assim... mas a verdade é que tenho momentos em que sinto uma palmadinha prestes a sair-me da mão... Controlo-me, só porque sei que não ia resolver nada... ao que dizem, ela é pequena demais para perceber! E lá tenho eu passado, os meus finais de dia, cansados e transpirados, com ela neste estado... pensando de mim, para comigo, que nos últimos dias, ser mãe não tem sido nada divertido!

Vantagem das vantagens... ela tem chegado a casa morta e por volta das oito horas já está a pedir para ir para a cama. Coloco-a no carrinho e quase sem embalar ela adormece! Já vamos nisto há três dias e o meu marido já não a vê há dois, porque sai antes de ela acordar e chega quando ela já está a dormir.

Ontem, ao chegar a casa, o pai babado e ansioso, depara-se comigo na banheira e com ela na cama... “Já tenho saudades dela!”, lamenta-se ele. “Eu também...”, suspirei entre dentes, “é que aquela criatura a quem dei banho e de comer há minutos atrás, não era a minha filha!”. Ele, olhou-me de soslaio e sorriu!
Ela muda este mês de sala na Creche. Da sala das “Cegonhas” passará para a dos “Ursinhos” e a verdade é que, com tanto berro, guincho, empurrão e mordida, à excepção do pêlo fofinho e das orelhinhas redondas, nada me parece mais adequado para ela!


Ai, que ser mãe é dose!

10 comentários:

  1. sim, põe dose nisso.
    a minha para já só chora se acaba a comida e ainda lhe cabia mais um bocadito... já os dentes e os intestinos têm tornado as noites em verdadeiras provas de estafetas de um quarto para o outro;)
    força!:P

    ResponderEliminar
  2. art.soul: até hoje, tenho aprendido com a minha maternidade, que são "fases", por muito cliché, que possa parecer! :)
    Aqui o meu "ursinho" também passou a fase das cólicas, nós chamávamos-lhe a "Pimentinha", porque ela ficava vermelha e ruím de tanto choro! Eram as crises das sete horas! Começavam às sete da tarde e duravam, duravam... mas passou!
    Eu tenho em crer, que isto passará também! Para meu bem... e para o dela! ;)

    ResponderEliminar
  3. hehe claro que sim
    e não me relembres as cólicas... ela agora tem 10 meses mas até aos 3 e meio era um horror de sofrimento...colimil, infacol, you name it... até que passou por si:P
    como diz o meu primo... isto agora nunca mais acaba, é sempre de uma fase para a outra, tentar pensar na fase pior que a seguir vem uma melhor. lol
    (eu agora diverto-me com ela a rastejar com uma perna para trás e outra para a frente)

    ResponderEliminar
  4. Não é fácil ser mãe (e pai, já agora!), mas dá um gozo do caraças!!!

    ResponderEliminar
  5. Miguel: Não podia estar mais de acordo! Não há melhor Sudoku para o cérebro de um adulto! ;)

    ResponderEliminar
  6. Imagino o que estas a passar. Já agora deixa-me opinar sobre o manual. Não concordo com a resolução que dá ao problema. Eles nunca são demasiado pequenos para serem educados e se não lhe demonstrares que não deve agir assim nunca deixará de o fazer. Nunca concordo em dar uns açoites às crianças mas concordo com os castigos. Eles começam muito cedo a medir forças connosco e se não lhe demonstrarmos quem manda passam elas a mandar e a gritarem sempre que lhes apetecer. Já deves ter reparado que ela te conhece muito bem e sabe como cedes, não? Que pensas tu disso? A teoria é muito bonita mas nem sempre se pode aplicar. Beijinhos e desculpa não estar de acordo com o manual mas….sabes já como sou, não?

    ResponderEliminar
  7. Já ando nesta AVENTURA de ser mãe à 14 anos e posso dizer-vos que a fase das fases parece não ter fim à vista! Primeiro é uma fase, seguida de outra fase e depois ainda outra, que será seguida de outra...e se acham estas(da tenra idade) dificeis...Esperem pelas da adolescência!!!

    Ah! E ainda estão reservadas mais surpresas para quem se arriscar a arranjar um 2º rebento
    Aí sim, não é um sodoku, mas um esgotante quebra-cabeças!!!!

    P.s. Mas...fases à parte...Vale a pena! Não trocava as minhas energéticas "princesinhas" por NADA!!!

    ResponderEliminar
  8. Brown Eyes: Por estas alturas já devias saber que sou um "bocadinho" céptica em relação aos manuais... com tantos e todos tão diferentes só leio mesmo por puro interesse sociológico! De qualquer das formas percebo BEM o que dizes... nesta fase sinto que cada dia é um teste com ela! Um autêntico "braço de ferro"! Não convém ceder, mas confesso-te que às vezes a tentação é grande! Tu não queres ver que ela hoje acordou às cinco e meia da manhã e se recusou a dormir mais?! Não há Pai que aguente! Enfim... por curiosidade e por falarmos de teorias leste o artigo que eu coloquei em link no meu post do casamento da Pipi das Meias altas e do Tom Sawyer?! Aquele manual não será difícil de seguir... o que pensarás tu dele?! Adoro ouvir a tua opinião sincera! =)

    Anie: nem me fales dessas fases futuras... que eu hoje só tenho cérebro... e pouco... para estas! LOL Engraçado que em relação ao 2º rebento, quando eu me ponho em preocupações em demasia com o actual rebento, o meu pediatra só me diz: "Olhe, tenha outro que vai ver que isso passa!"... Deve ser a velha lógica do perdido por 100, perdido por 1000... mas para mim do 1000 ao 100 vão uns 900, que fazem uma GRANDE diferença! LOL

    ResponderEliminar
  9. MULHER A 1000/H ainda não li. Como te disse escreveste tanto que vai ser difícil actualizar-me. Ainda só li o que comentei. Ainda ontem estive na net até à 1 da manhã e não tinhas mais posts hoje deparo-me com mais 3. Ainda por cima são assuntos que normalmente me interessam. Mas vou ler logo que possa e claro que te dou a minha opinião. Beijinhos e Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Ok, Brown Eyes... sem stress, que isto devia ser lazer e não desprazer! LOL Bom fim-de-semana para ti também... By the way... no fds não escrevo nada! ;)

    ResponderEliminar