quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Reunião de Pais e a Fervedura do Chá!


Segunda-Feira e apesar de não ter carro, tive Reunião de Pais... e se por um lado acho estas modernices da participação activa dos Pais na Educação dos Filhos e na intervenção nas medidas pedagógicas da instituição, uma coisa muito progressiva, positiva e necessária, por outro fico sempre num misto de dúvida, insegurança e inquietação, pois por vezes realmente percebemos que as coisas mudam para se ajustar às nossas melhores intenções e vontades, mas o facto de ter aqueles pais todos ali juntos deixa-me sempre desconfortável e com ataques de timidez crónica!

Mas desta vez não me aguentei e tive que fazer um intervenção a alto e bom som no meio da dita (mal ou bem, ainda não sei) Reunião. Eu bem que tentei prender a voz e o indicador no assento da minha cadeira com o rabo, mas quando dei por mim, já a mão me saltava para o ar num ímpeto e a voz para o som, num tom meio “chá morno”, para não ferir susceptibilidades! A questão não foi tanto ter algo contra, nem a favor do que se dizia... a questão foi a forma como foi dito, aquilo que foi dito, demonstrando puro desconhecimento da realidade de muitos pais ou então puro desinteresse! Assim, num tom meio ríspido a tender para o Ralhete, a Directora do Colégio quase que “ordenava” aos Pais que não deixassem os seus filhos mais do que 10 horas na instituição, sendo que não era bom para eles! Bom, eu bem sei, que não há colinho como o de um pai e de uma mãe... mas também sei, que com horários de 8 horas de trabalho ou mais e duas horas para almoço, por uma questão simples de matemática, muitos pais não conseguirão de facto poupar os seus filhos de semelhante “tortura”! Na minha inocência, julguei eu, que na impossibilidade de se dar “colinho” aos nossos filhos, fosse nosso dever encontrar-lhes e pagar por e para eles o melhor “colinho” substituto possível! Assim, foi com desagrado, que escutei aquelas palavras ríspidas, repetidas três vezes e acompanhadas com ar de censura e “murrinhos” na mesa! Não gostei! Não que não concorde que o melhor para uma criança seja estar bem ao lado dos seus queridos pais, mas penso que não caberá à instituição repreender quem o faz, sem olhar a “comos” nem “porquês”! A minha filha fica uma média de oito a oito horas e meia na Creche, mas para não ficar mais do que isso, não por respeito à recomendação da Creche, mas porque ninguém quer mais do que eu passar tempo com ela, eu arrisco-me diariamente a levar um real chuto no traseiro do meu empregador, que não me penaliza por não cumprir à risca o meu horário de trabalho e porque eu sempre fiz questão de vincar que o meu trabalho é importante, mas a minha filha essencial! A minha intervenção não foi para pedir atenção ao meu caso, mas para moderar o tom da Moderadora, que se esqueceu que a generalização não é boa para o negócio! Não gosto de injustiças e generalizar, tirando conclusões sem ver caso a caso, no meu entender é a maior das injustiças... Só eu sei o que custa todos os dias deixar a minha filha no Colégio, mesmo sabendo que é considerado um dos melhores e que pago e BEM, para que ela seja bem “servida”! Não me venham agora com ralhetes moralizadores, que se o bem estar da minha cria interessa a alguém é a mim acima de tudo e não admito, que dêem a entender o contrário! Falei por muitos pais, que com certeza se calaram pois tal como eu, quando entram naquelas Reuniões se sentem de volta às salinhas e cadeirinhas da Primária! “Não se faz, Não se diz, Não, Não, não...”! Bufff...

Como se isso não bastasse o resto do tempo foi passado a falar do Plano de Contingência do Colégio para a Gripe A, que adoptou tudo o que foi medida de Prevenção, que se não safa os nossos filhos da Gripe os torna em maníacos da lavagem e desinfecção das mãos, tal é o exagero de número de vezes que as crianças têm agora que as lavar!
O Conhecimento tem um peso... já se sabe, mas a insustentável leveza do Ser não dá para mim... que embora pesada e carregada, prefiro continuar a ter conhecimento de Causa!
Ainda assim, na Próxima Reunião de Pais, lá estou eu... serei aquela na fila de trás, com fita-cola na boca e as mãos coladas aos bolsos!

4 comentários:

  1. Sílvia muito bem. Se estivesse lá batia-te palmas porque esse é um tema que defendo com unhas e dentes. Os Srs. Professores (no caso os directores) esquecem-se que os pais dos meninos trabalham e alguns além das horas de trabalho têm ainda as horas de transporte portanto não podem fazer milagres nesse tema e na educação dos meninos. Tenho longas conversas sobre o assunto com o "Just a Man"(hum...sabes donde veio esta não sabes? :))que é director de um agrupamento escolar. Eles querem ter menos responsabilidades e menos trabalho mas esquecem-se que os pais, muitos deles, têm dois trabalhos porque um só não chega para pagar as despesas. Mais tarde vão querer-te ensinar como deves acompanhar a menina etc. Como se tu fosses uma criança e não estivesses ciente das tuas responsabilidades. Esquecem-se que nem todos têm a mesma vida. Há pais que mereciam uma medalha, um louvor pelo sacrifício que fazem pelos filhos e aqueles que, como tu, não têm familiares na zona que os ajudem não podem fazer milagres. Como dizes não há ninguém que goste de estar mais com ela que tu. Enfim…beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que fizeste muito bem em intervir e dizer algo de fundamental: pagas para que eles façam um bom serviço e cumpram com as suas obrigações. Nos tempos que correm os pais não têm como estar mais tempo com as crianças - os horários são loucos, cada vez mais exigentes, sem horas de saída...a escola tem por isso um papel importante, muito importante memso!

    ResponderEliminar
  3. Brown Eyes e Bê: não sabem como soube bem ler os vossos comentários... por momentos cheguei a pensar que talvez tivesse sido totalmente descabida a minha intervenção... mas vejo que afinal não sou a única a pensar assim! Obrigada às duas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não tenhas dúvidas que fizeste bem em falar. A mim surgem-me dois pensamentos: 1. Essa gente está demasiado habituada a lidar com crianças e já não sabem falar com os adultos 2. Não querem é trabalhar nem fazer algo de útil para a sociedade ;) ehe
    Beijinhos!

    ~Di~

    ResponderEliminar