segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bora Lollipopar...


Soooo Lost! Com a sensação de que quanto mais sei, menos certezas tenho! O Desafio que me anda a dar a volta ao miolo esta semana, é a resposta à questão fundamental de um dos meus seminários de Mestrado... “Afinal de contas, o que é a Literatura?” - HELP anyone... o que pensam vocês!?!

8 comentários:

  1. Eeeerrrh...
    Boa pergunta. =\
    As obras literárias são apenas obras de qualidade? E se sim... como se define o que tem ou não qualidade?
    Paulo Coelho (blerrg) escreve obras literárias? E Harry Potter, o que é?

    Dunno... =\

    ResponderEliminar
  2. Bem...depois de ter acabado de sair do trablaho, estou sem capacidade para te ajudar...

    ResponderEliminar
  3. porra... isso é como quando me perguntavam "o que é a Arte?" é mesmo para divagar e dar uma opinião crítica e pessoal.
    para mim a arte não é furtuita, não é o acaso, é pensada, sentida e executada... talvez por isto (e muito mais) a maioria das pessoas não gosta do que não entende (abstracto), só vê rabiscos quando estão dias, meses, anos... uma vida de pesquisas atrás de um simples quadro.
    ai... divaguei
    na literatura tb há quem faça rabiscos e quem escreva com "cabeça", gosto mais dos últimos. dos que fazem o cérebro funcionar e deixam as emoções à flor da pele...
    calei-me*pronto
    beijos vizinha!

    ResponderEliminar
  4. Ginger, Art e Bê: ainda bem que me deixaram perceber que não sou a única a ter dificuldades em definir um conceito tão vasto como este, que no fundo se quer minimamente delimitado para servir o propósito da sua definição... mas não tá fácil! ;)

    ResponderEliminar
  5. Ui...no que tu andas metida! Não me parece que te consiga ajudar com ideias próprias...mas deixo-te a última frase que li em relação a esse assunto (no contexto do sr Komrij): a literatura é uma postura lúdica perante a linguagem. Acho que se aplica na perfeição ao estilo de autores como Mia Couto, por ex.
    Espero ter ajudado ;)
    um beijinho grande*

    ResponderEliminar
  6. Sílvia qualquer conceito torna-se difícil porque, no meu ponto de vista, eles serão sempre subjectivos. Para Aristóteles era a “Arte de Imitar”, para mim é a “Arte de Criar”. Há várias opiniões sobre este conceito mas quanto a mim os mais certos são os que dizem que ele é uma arte, que retrata a vida do homem em sociedade, que é um meio de alguém atingir um fim. Resumidamente é o que penso dela. BJS

    ResponderEliminar
  7. Dani e Brown Eyes... óptimos contributos... de resto querida Dani, se me atrevo a usar o novo do Komrij numa citação, vou ter que esclarecer a mente românica daquelas gentes e lá vou eu ficar com o título de germanófila outra vez... que é como dizer: Olha-me esta que tem a mania que sabe neerlandês e bla, bla, bla... cita mas é qualquer coisa do Aguiar e Silva, Compagnoin ou Roland Barthes! ;P E eu... Tomem lá disto... "como dizia Gerrit Komrij...." :P BJS às duas!

    ResponderEliminar
  8. Oh Rapariga, voltamos aos estudos literários! Ajudava-te se soubesse como passei aquela disciplina, garanto que foi um momento único de inspiração! Horas e horas de leitura, interpretação de citações e tudo mais... de nada valeu! Duas horas a passar para o papel a minha interpretação e voilá, passei... não foi uma nota brilhante, mas só por ver um Doutor instrasponível valorizar aquilo que eu pensei, fez-me sentir ter tido um 20!
    Ajuda útil ou não, lê bastante, mas faz a tua citação! :) S.

    ResponderEliminar