quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Croniquice 14ª - 08.10.09 - no AO


Para além da rima óbvia do som final o que terão estes três em comum?! Pois, para muitos nada. Para outros, absolutamente nada. Para mim, muito!
Futebol, Paracetamol e Danacol são para mim, uma linha de ideias no que diz respeito aos homens. Sim, é verdade... aos homens, enquanto espécimen do sexo masculino! Não sei se estarão os meus queridos leitores recordados de uma minha Croniquice passada, em que dissertei, em tom semi-piadético a pender para o sério, acerca das idades de uma mulher... aquelas, que costumam ser três, mas nas quais eu “vejo” cinco! Essa mesmo! E para não ser acusada de favoritismo... aqui ficam, hoje, as minhas considerações naquilo que diz respeito às “três idades de um homem”: Futebol, Paracetamol e Danacol!
Numa primeira idade, em que tudo é esforço físico, competição, ajuntamento em grupos, fanatismo, adoração aos ídolos, futebol e de vez em quando miúdas, os homens estão na fase do Futebol! Se não jogam, gostariam de jogar e vêem, se não vêem têm por norma um outro desporto ou actividade de competição por eleição e a vida é passada entre treinos e jogos e recuperações dos treinos ou preparação para os mesmos. É uma fase em que o culto do corpo é importante, em que o homem, ainda que não o sendo bem, se mede pelo seu valor no desporto, ou pelo reconhecimento do valor dos outros. Não se deixando medir aos palmos, esta fase de afirmação masculina, leva os homens a medirem-se em golos, ou pontos, ou campeonatos.
A fase do Paracetamol, chega, precisamente depois desta... e ao contrário das mulheres, estas fases da vida de um homem, raramente estão ligadas à idade, ou paternidade ou casamento, sendo que muitos homens estancam em determinadas fases e outros ainda vivem num constante vaivém entre elas! Na fase Paracetamol, este analgésico é mesmo o melhor amigo do homem, que com tantas responsabilidades e preocupações, seja com o trabalho ou a família, nem sequer tempo tem para ver o futebol na televisão! É uma fase em que o gosto competitivo do homem, faz dele “ponta de lança” nas jogadas negociais ou caseiras, políticas ou ideológicas, treinador das melhores jogadas ou investimentos em casa e no local de trabalho. É uma fase em que não há neuróniozinho que aguente sem se queixar, até porque se há coisa que todos sabemos que o homem não é capaz é de aguentar é a dor! Capaz de fazer do maior matulão o maior Calimero à chegada da primeira Gripe!
Por fim, vem a fase Danacol, em que o homem percebe, que assim como o Futebol não dura para sempre o Paracetamol também não... e aí vêm os dramas da Saúde, do Colesterol, da Hipertensão! Não há senhor que deixando de lado as preocupações de uma vida laboral intensa não descubra logo em si, só assim no primeiro check-up, mil e uma maleitas intratáveis de uma rajada só! Homem sofre...

2 comentários:

  1. Ahahaha o que me ri com estas fases. Concordo plenamente com elas. As coisas que tu descobres acabadas em ol. ahahaha
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Brown Eyes: havia muitas mais... mas tive que ser "meiguinha"... a minha mãe não me deixa escrever mais coisas "amarguinhas"! LOL ;)

    ResponderEliminar