quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FRESH...


Acometida de um nervoso miudinho e de umas borboletazinhas na barriga, vulgo cólicas, lá fui eu a caminho da minha primeira aulinha de mestrado! Sempre receosa, até ao último momento, só me convenci que tinha mesmo conseguido e que ia dar início a este novo projecto, quando sentei o real do apoio traseiro na cadeira da Sala 7, Universidade dos Açores.
A Professora, senhora simpática, instruída, mas despretensiosa, falou com meiguice e lá nos fomos apresentando! Uma a uma... quando chegou a minha vez, lá se deixou cair de novo o preconceito de “julgar um livro pela sua capa” e eu só conseguia ouvir no fundo da minha cabeça a vozinha do Lamy, que repetia.... “tenho cara de miúdo, mas já sou muito rodado”! Foi com algum espanto, que os presentes ouviram o meu currículo, não que seja célebre ou magnânime, mas ao que parece a minha cara fresquinha ainda cheira a Licenciatura que fede, mesmo depois das minhas 1 Pós-Graduação e meia e de já ter terminado a Licenciatura há 5 anos atrás!
Não me senti desconfortável e apercebi-me que ir às aulas é como “andar de bicicleta”, perde-se o treino, mas nunca se esquece!
Sinceramente, A-D-O-R-E-I, voltar a ter conversas académicas cultas, interessantes, com adultos, sem que os temas crianças, bebés, fraldas e cocós me saíssem da boca mais do que uma vez... sim, porque uma vez saiu, sendo que é essa a justificação para a minha “inconclusão” da segunda Pós-Graduação! Uma escolha, de que não me arrependo NADA, até porque sinto, que com mais maturidade vou encarar este Mestrado mais a sério! Agora resta saber se serei bem sucedida... Sim, porque com trabalho e filhos, aquelas horas obrigatórias de “ratinho de biblioteca” vão ter que ser adaptadas a um novo ritmo e estilo de vida!
Uma das discussões que nos prendeu, logo assim no primeiro instante foi o conceito de “literariedade”, ou seja aquilo que faz de uma obra escrita literatura, ou não literatura... Tive a oportunidade de me expressar acerca disso e com base naquilo que aprendi e naquilo que a vida me tem ensinado acho que consegui enriquecer e muito a minha resposta... mais do que o teria feito há tempos atrás.
Assim sendo, hoje tenho a segunda aula... se tudo correr bem... irei lá estar! Parece incrível que com tanta responsabilidade à perna ainda tenha arranjado mais esta... mas por incrível que pareça, está-me a dar um gozo terrível provar a mim mesma, que ainda sou capaz!

3 comentários:

  1. Claro que és... e claro que há-de correr tudo bem!
    E os sacrifícios de agora, dão frutos muito saborosos no futuro. ;)


    kiss*

    ResponderEliminar
  2. Sílvia vais conseguir e vais ver que facilmente. Amanhã vais ficar admirada de tudo que conseguiste hoje. Quebrar a rotina diária faz bem à saúde e dá-nos um incentivo enorme, adquirimos uma força incalculável e adquirimos o mais importante, auto-estima. NO nosso dia a dia acabamos por nos esquecer do que valemos e é nessas carteiras, em competição constante, que vemos que as nossas capacidades não se perderam, pelo contrário. Vai ser bom para ti. BJS

    ResponderEliminar
  3. Gingerbread Girl e Brown Eyes: a ler isso assim escrito por vocês até parece fácil... LOL! Obrigada pela força! ;)

    ResponderEliminar