sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Balanço da Semana


Ora, contas feitas, continuo num emprego muito abaixo das minhas qualificações, mas que me dá tempo para a minha filha, leituras e escritos.

Continuo a escrever para o jornal.

Continuo a não desistir do Mestrado.

Continuo mãe babada a estragá-la com mimos e carinho, um triciclo novo da Kitty, nosso companheiro das viagens entre o carro e casa.

Continuo perdidamente apaixonada, inventando tempo para namorar.

Continuo um pouco desleixada no meu aspecto, porque a falta de motivação para vir trabalhar esta semana foi um continuum sem final.

Continuo a ter uma mãe e um pai, que me conhecem e me “lêem” à distância, sem sequer terem de me ver, ouvir ou ler!

Continuo crente de que a felicidade e o amor são as únicas coisas que dão sentido à vida e, finalmente, continuo crente de que o bem triunfará SEMPRE, mas apenas nos corações onde algum bem existe... e esta semana, descobri, que por vezes, descobrir um pingo de bem no coração de algumas pessoas, pode tornar-se uma tarefa hercúlea.
Enfim... continuo com o mesmo coração!

Quem me segue regularmente, que me conhece do blogue e das minhas Croniquices, talvez tenha notado esta semana em mim um tom menos doce, menos macio, menos positivo, um pouco mais contido e retraído... até um pouco mais violento em algumas tiradas sarcásticas. Pois, a verdade é que tenho andado a semana em processamento de informação de verdades e realidades indigestas, daquelas que só me fazem lembrar o tão célebre: “You want the truth?! Well, YOU CAN’T HANDLE THE TRUTH!”.

Pensei, pensei, pensei, pensei, tentei escrever, racionalizar, perceber, interiorizar, encontrar fundos de razão, motivos, desculpas... e nada... ainda assim o nó continuou aqui, o sufoco não me permitiu escrever, não há razão que explique, nem dá para perceber! Nunca conseguirei interiorizar, encontrar motivos talvez, mas aquilo que soube... a realidade que me atiraram para o colo, em tom de desabafo, confissão, segredo... para essa não há desculpa possível.

NUNCA, NUNCA na minha vida poderei encontrar desculpas para maus tratos infantis, negligências, abusos, incestos... não entra, desculpem, mas não entra! Não cabe neste coração a dor de imaginar a dor de uma mãe conhecendo a dor de uma criança de 3 anos ser abusada pelos dois irmãos menores de 8 e 11 anos, descobrir que foi esse o motivo porque foram institucionalizados, descobrir que o mais velho se droga, foge e possivelmente nunca mais gozará um dia da sua infância inocente junto da mãe, dos outros irmãos... do pai, que não o aceita, não o quer, não o ama, talvez nunca o tenha amado, mas que turvado pelo álcool, talvez nunca lhe tenha feito bem, senão precisamente o contrário. Não é uma vida, não são vidas, não pode ser real, não pode ser verdade...
Não consigo encaixar e tento... JURO que tento! Até porque me disseram que o coração ganha calo... mas calo de escritor não é sola de sapato!

15 comentários:

  1. A tua última frase diz tudo - calor de escritor não é sola de sapato. Quem escreve é e sempre será emocional, lê as coisas de uma maneira muito própria e, a meu ver, é o contacto com essas realidades diárias que te faz ser menos doce, menos "macia", porque há dias em que nos deixamos levar pela frustração, pelas dores dos outros, que carregamos como nossas. Significa que és humana e que tens um coração a bater bem forte dentro de ti.

    ResponderEliminar
  2. isto de ter um blogue é mesmo assim, não querendo mostrar demasiado de nós, acabamos por depositar aqui os sentimentos mais profundos, desse dia, tarde ou noite, em que teclamos incógnitas e por isso, despreocupadamente.
    gostamos de ti assim, com esse coração, como definir? olha, parecidíssimo com o meu! haha
    beijinhos
    e bom fim de semana, nessa ilha LINDONA!

    ResponderEliminar
  3. De facto ás vezes é mesmo muito dificil ver onde está aquele pinguinho de bem no poço de maldade que têm algumas pessoas... Ainda é mais difícil de acreditar quando se trata de crianças!
    Fizeste-me lembrar uma história que vi ontem na Oprah...
    A policia foi tentar apanhar um homem que fazia downoads de pornografia infantil e quando foram a ver quem fazia os downloads não era o pai mas sim o filho de 18 anos! Descreveram coisas horríveis sobre o que encontraram nos dvs do rapaz... eram uns 20 discos rigidos e algum cds...

    Não há desculpa para um acto destes...
    Não digo que devamos tapar os olhos a estas situações, mas quando estão fora do nosso alcance é melhor sermos um pouco egoistas e pensarmos em nós para não nos deixarmos absorver por essas situações tão negativas.

    Tens uma familia linda, pensa nisso :)

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  4. Bê: Essa história da "Humanidade" é sobrevalorizada! ;) Às vezes dava um jeitaço ser um dróide! :)

    Art:Tens razão no que dizes do que de nós pomos nos nossos blogues... e que esta ilha é LINDONA mesmo... mas não sabia que gostavas de mim! AHA... Ó pra mim a derreter! LOL LOL ;) - Bom fim-de-semana para o trio do Norte! BJ

    Carrie: O problema não está em tapar ou não os olhos... está nos olhinhos que não conseguimos tirar da nossa mente... e essa não se tapa! Mas, que tenho uma família LINDA, lá isso tenho! LOL E penso MUITO nela... por isso ainda me custa mais que nem toda a gente possa ter uma família linda também! Mas bom, isto é a minha costela utópica a falar... never mind her... she's BloNd! :D

    ResponderEliminar
  5. Realmente a vida tem muitas coisas boas e más! Mas isto de blogs tem coisas muito boas, como encontrar pessoas fantásticas e "super" mulheres !!!! bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  6. Neste preciso momento tens 4 leitores/as online!!:)

    ResponderEliminar
  7. Outro ponto de salientar, é o horário que aparece nos comentários.. que fuso horário tens? :)
    Não sei como enviar musicas através do blog.. uma vez que a seleccionada não se encontra no youtube.. portanto, toca a ir ao email!
    Bom fim de semana e descansa, relaxa, faz o que tiveres a fazer, mas sorri ;)

    ResponderEliminar
  8. Saltos Altos: surelly you don't mean me... or do ya?! ;P Bom FDS - BJ

    Anónimo: UAU, um novo record! ;) Afinal tás ler ou a contar quem lê pah?!... KEEP FOCUSED! ;)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo: É o fuso horário da Terra das Fadas... ups, descobriram-me! ;P - i'm on my way... up, up and away!!! :D_ Bom FDS para ti também querida... faltavas cá tu! BJ

    ResponderEliminar
  10. Consigo fazer tudo ao mesmo tempo! :P
    Não fosse eu anónimO, mas mulher :)

    ResponderEliminar
  11. Oh! :( eu bem quero!!!
    Este fim de semana até estou de folga!
    Vá, são horas de entrares de fim de semana... :)
    Muitos beijinhos***

    PS: Fazer muito ao mesmo tempo nem sempre corre bem... belo Português usei nos comentários! :P

    ResponderEliminar
  12. Sílvia é dificil viver não é? Para quem se preocupa com o mundo que a rodeia. Pois é. Daí eu ter escrito o post ninguém e eu. A realidade é tão dura, há tanta gente que parece cega, surda e muda que dá vontade de se ser assim para não sofrer. Parece que neste mundo quem tem coração não consegue crescer, preocupa-se demais e enquanto nos preocupamos os outros, aqueles ninguéns, vão cavalgando sem dó nem piedade.
    Neste post nota-se muita mágoa, sofrimento, uma descrição nua e crua do que vai nesse coraçãozinho, da tua preocupação.
    Sílvia nunca te habituarás, é impossível para quem tem coração, também pouco poderás fazer, uma pessoa só não muda o mundo, fala a experiência, impossível lutar contra a multidão, essa parece sempre bem. Que fazer? Não sei. Também queria a resposta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Escreve lá algo novo que esta semana já vai a meio ;)

    ResponderEliminar
  14. Ola!

    Á tanto tempo que não passava por aqui :)
    Mas não podia passar sem deixar-te uma beijoca grande e dar-te os parabéns porque o teu blog é um cantinho fasntástico!
    Gosto mesmo muito de te ler.

    Beijo grande querida.

    ResponderEliminar
  15. Pssst Linda, escreve aí, nem que seja uma frase, para sentirmos esse coração bater de alegria. Beijinhos

    ResponderEliminar