segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bê à Bá da Geografia de Portugal


E que tal começarmos a semana com uma Lição de Geografia?! Humm?! De borla e tudo! Vá, só desta vez, e porque vocês são amiguinhos e eu não quero aqui leitores mal informados! Vá lá ver então... ontem, nas notícias, deram nota de um cargueiro encalhado nos Açores, com seis cavalos Lusitanos a bordo. Curiosos, tanto eu, como o Rei da casa, queríamos saber onde... já nem tanto a cidade, ou localidade, mas já nos servia a ilha... e nada! Acabou a notícia e falou-se sempre em Açores, Açores, Açores... mas, meus amigos, os Açores não são uma ilha! São um arquipélago, que é o mesmo que dizer, um conjunto de ilhas! 9, para ser mais precisa! Nós estamos em S. Miguel, grupo oriental, mesmo ao lado de Sta. Maria, o Algarve cá do sítio! No grupo central temos mais 5 ilhas: Faial, Graciosa, Pico, S. Jorge e Terceira. E no longínquo grupo ocidental ficam as maravilhosas ilhas das Flores e do Corvo! Dizer que um cargueiro encalhou nos Açores é tão ilustrativo como dizer que um camião teve um acidente no Norte do País! Humm! Got the point! Então vá lá ver se se faz justiça a este cantinho que também é Portugal! E não... não temos cá o Alberto João Jardim, isso são aquelas outras duas ilhas de Porto Santo e Madeira... nós cá temos um César, que diz que também é Carlos!
Se eu podia ter escrito sobre outra coisa qualquer para começar a semana?! (...) Podia, mas não era a mesma coisa!

9 comentários:

  1. A verdade é que a maioria dos continentais desconhece a geografia dos Açores e mesmo a distância que há entre as ilhas - excpeto no grupo central, em que estão todas mais pertinho. Sei de histórias de pessoas que acreditavam que com a maré baixa se ia de uma ilha para a outra. Mas grave grave é darem notícias assim...enfim!

    ResponderEliminar
  2. Sim, isso é bem mais grave do que os Americanos não saberem onde é Portugal!´
    Se nós Portugueses não soubermos a nossa geografia tb não podemos esperar que os outros saibam... enfim.

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  3. e não é que acabei de ouvir a notícia durante o almoço e fiquei com a mesma dúvida que tu? foi no café e pensei que pelo barulho, conversas, talvez não tivesse prestado atenção, e agora tu confirmas: não disseram em que ilha nem cidade. nada de nada. há dias interromperam o jornal da noite com uma notícia de última hora, a morte de um feto às x semanas depois da grávida ter tomada a vacina da Gripe A há 15 dias atrás.
    mas será muito pedir um pouco mais de rigor? será muito perguntar qual das nove ilhas? será demais esperar pelas conclusões médicas antes de divulgarmos as notícias?
    não há paciência...

    eu estive em 3 dessas ilhas lindonas e quero voltar, pode ser para repetir ilhas, adoro, adoro! e que belos dias passei na "tua";)
    BEIJOS

    ResponderEliminar
  4. Ora nem mais! Já agora, o cargueiro está aqui bem pertinho! Entre Lagoa e Água de Pau, a 15 metros da costa da maravilhosa S.Miguel! ;)

    ResponderEliminar
  5. Sílvia quando ouvi a notícia lembrei-me logo de ti: Açores=Sílvia. É assim que eu agora penso nos Açores. Fiquei super preocupada com os cavalinhos. Fizeste muito bem em nos dares esta lição, faz falta lembrar estas coisas. Eu ainda tive daquelas quartas classes exigentes mas, o tempo, varre muita informação. Tens toda a razão apesar de pequenino os Açores são nove ilhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Brown Eyes: Pois é... isso ainda é uma visão mais minimalista dos Açores... LOL, mas é emotiva e por isso fazes muito bem em pensar açores = Sílvia! LOL Bom, mas não são só cavalos que lá estão... de facto, o cargueiro está cheio de gado e muitas outras cargas bem valiosas! Estamos a rezar para que o tempo não piore... é que se piorar, corre o risco dele virar e aí nada feito, porque é quase impossível tirar de lá os contentores a tempo e horas... anyways, dizem que a "ajuda" vem a caminho, do Faial, e que só demorará 40 horas a fazer a viagem! Valha-nos que estas noções de barcos e afins a mim ultrapassam-me! :)

    ResponderEliminar
  7. Ora então as noticias aí são mesmo diferentes porque eu aqui neste cantinho ouvi "Na Costa Sul da Ilha de S. Miguel".... "numa zona de baixio entre a Lagoa e a Ponta de Água de Pau".Será correcto?? Beijinhos...

    ResponderEliminar
  8. Dona Teresa, foi uma questão de diferença entre canais de televisão! - Mas esse estava correctíssimo! BJ

    ResponderEliminar
  9. Realmente... sempre em cima do assunto... mui bien! A pôr os pontos nos i's como deve de ser!

    Beijinhos!

    ;)

    ResponderEliminar