quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Croniquice 21ª no AO - Direito de Resposta - Não é defeito. É feitio! - 26.11.09


Pai e Mãe serão sempre pai e mãe, até ao final dos nossos dias, até quando já estivermos pejados de brancas e rugas e encolhidos de dor ciática, que nos impossibilite de fugir ao Alzeihmer, que sempre anda à roda, nessas alturas para nos apanhar! E por isso, quando a minha mãe me ligou há tempos, comentando um dos meus textos, aqui publicados, pediu com jeitinho que eu escrevesse coisas mais “meiguinhas” e românticas, sob o risco de quem me lê pensar que ando de mal com a vida! Preocupação válida de mãe, mas inválida para mim, que não querendo correr o risco de aqui muito me expor, lá o vou fazendo aos bocadinhos todas as semanas! Mas vá, que eu sou uma querida e tenho apreço pelos meus dez leitores regulares, aqui fica o testemunho verídico e não ficcional: estou de bem com a vida gentes, alegrem-se! De resto, esta semana, e depois das recomendações de mãe, vem o “puxão de orelhas” de pai, que sendo aquilo que de melhor exemplar de pai pode haver, se sentiu afectado pelo meu estado de crítica constante aos homens! O que ele não percebeu é que eu não critico só os homens, e muito menos critico, todos os homens, não é questão de género! Eu critico estereótipos, independentemente do sexo! Bom, já sei, não se faz, pimenta na língua para a menina, mas a verdade é que são alvo fácil e de ainda mais fácil reconhecimento da parte dos meus leitores! Assim, faz muito mais sentido se eu escrever aqui sobre algo que todos sabemos que existe, (ainda que possamos nunca admitir, que somos alguém assim), do que falar sobre ideais de homens príncipes, quando todos sabemos que a cavalaria já há muito se extinguiu! Outra coisa, que o meu querido pai se esqueceu, foi talvez dos valores mais importantes que me incutiu, a noção de que a minha existência enquanto mulher é tão válida quanto a existência de outros seres enquanto homens! O que ele não me disse, é que no fundo, e para a Sociedade em geral, a coisa não se pinta bem assim, e que este continua a ser um mundo amigo do homem, governado maioritariamente por ele e com leis favoráveis ao seu género! Muito se tem feito, para combater esta tendência secular, e do que de mim depender muito se continuará ainda a fazer! Outro mito que tem que se desfazer em relação à Mulher a 1000/h é o de que ela é feminista, que não é bem assim! Tendenciosa, talvez, mas cada um fala do que melhor conhece, ou não será assim?! A questão não está em achar que os homens não valem nada, mas sim em achar que as mulheres poderiam actualmente valer bem mais!

7 comentários:

  1. "A questão não está em achar que os homens não valem nada, mas sim em achar que as mulheres poderiam actualmente valer bem mais!"

    Concordo plenamente... com todo o texto, aliás, mas esta conclusão foi brilhante e explícita para quem te rotula de feminista!

    Um brinde a ti!

    ResponderEliminar
  2. Curioso, eu sempre senti, nas tuas palavras, nos teus textos, que estavas de muito bem com a vida...:)

    ResponderEliminar
  3. "A questão não está em achar que os homens não valem nada, mas sim em achar que as mulheres poderiam actualmente valer bem mais!" Esta frase diz tudo. Nota-se bem que não estás de mal com a vida mas isso, como tu tão bem disseste não significa estar de acordo com a sociedade que nos rodeia. Aliás tendo em conta os valores que o teu pai te incutiu, que serão decerto todos aqueles que deviamos ter, temos que andar de mal com a sociedade.Como seres inseridos numa sociedade não nos preocupamos só com a nossa vida, essa normalmente anda bem, mas com a vida de quem nos rodeia. Não andamos de venda nos olhos. Sílvia os pais não querem de maneira nenhuma que a imagem da filha seja deturpada. Mas o pessoal conhece a filhota, sabe que ela tem um coração de ouro, que é feliz, mas, observadora. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. ESCREVER LIBERTA ENERGIAS
    MAS TAMBEM CARREGA BATERIAS
    NÃO DESCUIDES AS TUAS CALORIAS
    MUITAS SAUDADES E BEIJOCAS
    JMARTINS

    ResponderEliminar
  5. eu acho que tu estás 5 estrelas com a vida... acho que a tua mãe está com saudades da filhota, é isso!
    e essa tua frase remata o texto de forma exemplar.
    beijos!!

    ResponderEliminar
  6. Sr. Martins: as minhas calorias estão bem e recomendam-se! No worries, escrever ainda não emagrece... isso é só o meu cólon, mas esse tem andado controlado! ;) BJ (e não escrevas em maiúsculas, que isso na net é berrar e eu não admito que me berrem, nem o meu pai! LOL HAHAHAHAH)

    Brown Eyes: até estou a ver os olhos dos meus pais a sorrir ao ler o teu comentário! :) Obrigada querida! Bjinhos

    Bê: Ainda bem Bêzinha... às vezes fico na dúvida, mas já cheguei à conclusão, que cada um lê o que quer nas mesmas palavras que escrevo! Mas como para mim o "ser" continua sempre muito mais importante que o "parecer"... eu continuo assim! ;)- Beijocas e obrigada pela tua leitura!

    Paula: um brinde a nós, mulheres e a vocês, minhas companheiras! ;) Bjs

    Art: Como mãe... achas tu e acho eu! LOL - Também confesso que anseio pelo dia 18! ;) Anyways... a última frase é a frase chave! ;) Ainda bem que gostaste! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Há muito pouco tempo que visito este espaço, mas por acaso, também eu fiquei com a nitida impressão que eras uma pessoa de bem com a vida. Talvez alguns amargos de boca a nivel profissional, mas esses, quem os não tem? Os teus pais são certamente uns amores, que adoram tudo o que a filhota escreve e que gostam de uma boa discussão, that's all.
    Beijinhos, e concordo contigo, os esterotipos metem-se mesmo a jeito, e depois tem mesmo que ser!

    ResponderEliminar