terça-feira, 17 de novembro de 2009

Manifesto Anti Preto e Branco


Mas porque raio teremos nós toda uma palete de cores à nossa disposição, todas as primárias e secundárias e degrades e tons e acobreados, e quando nos pedem para fazer uma distinção, só nos lembramos do Preto e do Branco. Pois, eu que sou do contra, não estou aqui para escrever nem sobre o preto, nem sobre o branco. Estou farta de que o arco-íris seja reduzido a duas cores, que nem sequer parte dele fazem e recuso-me a aceitar que na minha vida tudo tenha que ser preto no branco, ou branco limpo, ou contrastivo como um código de barras! Este blog é blog de cor, blog de ritmo, de ups e downs, alegrias e tristezas, desaforos e desbaratos e vive de mim. E aqui não vivem nem o preto, nem o branco... há sépia, há acinzentados... mas aqui para nós o azul e o amarelo ganham aos pontos ao preto e ao branco, já para não falar do vermelho e do rosa... Até porque muitas vezes, quando nos referimos ao preto, queremos dizer, na verdade, cinzento, ou utilizamos as especificações... preto carvão, preto noite, antracite, preto tinta da china, preto preto... e o branco também já não é o que era, ora é branco sujo, casca de ovo, bege, amarelado, branco pérola, branco branco. Não me voltarão a ler neste texto nem as palavras preto, nem branco. Cansei-me dessa bigamia bicolor traiçoeira... quem as usa, se ilude, e num mundo de pixels, todos sabemos que o preto e o branco são só mais dois no meio de milhões. Estou feita, porque agora vêm-me para aqui os puritanistas da cor, os salvadores do yin e yang, os apologistas de que o bem se veste de branco e o mal de preto... mas todos sabemos já bem as cores que o bem tem e melhor ainda as cores que o mal pode ter!
Não há mais branco, nem há mais preto e a maior parte dos brancos e pretos deste mundo estão, de facto, mais para o castanho e para o rosado do que propriamente para o branco e preto. Estas cores são traiçoeiras, não existem e viveram gerações inteiras a acreditar que não há risco preto sem uma folha branca, ou preto negrume sem uma luz branca que o ilumine! Por isso, aqui não haverá nem mais preto, nem mais branco, tudo será aguarela colorida, de traços de lápis lazúli e tela dourada a vibrar! Fora daqui cores mais descoloridas, mais sem personalidade, aqui quem reina é o tom e o código de barras é benetton! Tenho dito!

13 comentários:

  1. Subscrevo o teu manifesto.
    Foi um acto de coragem!

    (sorrisos)

    ResponderEliminar
  2. Wow! Que Post tão colorido!
    Está muito bom! Consegui lê-lo com um sorriso nos lábios do princípio ao fim e com muita cor no pensamento... não descurando o tema da postagem: (O não)Preto & Branco!!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Sílvia está magnífico. Cheio de cor e luz, o código de barras perfeito para o teu blog. Pensando bem, conhecendo-te um pouco, quem estaria à espera de encontrar aqui um texto apagado a preto e branco? Vida e cor, mesmo quando chove nos Açores, é o símbolo deste cantinho, a tua imagem.

    ResponderEliminar
  4. Um lindo manifesto.
    Em meu texto para o tema proposto, quando escolhi escrever sobre uma imaginária cidade do estado do Rio de Janeiro, eu queria falar da "desimportância" do branco e do negro na formação dos povos, em especial do brasileiro.
    Na verdade, hoje,não existem o branco e o negro, mas a mistura dai resultante.
    É um fenômeno físico, químico,psicológico, sociológico e antropológico.
    O que perdura vai além do preto e do branco.
    Luiz Ramos

    ResponderEliminar
  5. Gostei do texto, especialmente do código de barras benetton!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Em lápis lazúli um texto com 40 palavras a Preto & Branco!
    Eu contei... só por curiosidade :)

    Gostei muitooooooooooo do teu manifesto!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais... OBRIGADA a todos por terem cá vindo pôr o pézinho, que é como quem diz, os olhinhos! :D

    depois de mais...

    Ana GG: Sê bem-vinda! E deixa-me que te diga, que nem sempre a maior coragem está em quem elabora o manifesto, mas sim, em quem o subscreve! LOL :D

    Lala: um sorriso é sempre um bom resultado! E quando se mantém do princípio ao fim... tanto melhor! :) - Obrigada pela visita!

    Brown Eyes: tu mais do que ninguém teria a obrigação de saber que mesmo num texto meu a preto e branco, não poderia faltar a cor! ;) Obrigada pelo teu carinho... mais uma vez! LOL

    Luiz: Precisamente o meu objectivo! Ainda bem que captaste a essência do texto! E fico feliz, que para além disso tenhas gostado. ;)

    Teresa: Ah pois é... não seria muito mais divertido todos os "códigos de barra" da nossa vida assim?! - Obrigada pela leitura e comentário! :)

    MZ: UAU! Não tinha reparado... são mesmo 40?! Que número redondinho! ;) - Fico feliz que tenhas gostado e mais feliz ainda que tenhas gostado muitoooooooooooooooooooo! :D

    (Ufa, que isto hoje cansou... tanta resposta! Não estou habituada a este frenesi! LOL)

    PAZ, AMOR e MUITA COR! :D

    ResponderEliminar
  8. Pois eu não aceito o manifesto!!
    Reservo-me ao direito de viver num mundo bicolor! Ai AI!
    Mas tem de ter também uns vermelhos... e uns laranja escuro.. e uns dourados e prateados velhos... e verde musgo. Adoro verde musgo. E tons terra... também gosto dos tons quentes da terra.

    ;)

    Muito bonito.

    kiss*

    ResponderEliminar
  9. Ginger: ai esse teu bicolorismo é quase como o meu manifesto anti preto e branco! LOL AHA! Obrigada pela leitura pá! :)

    ResponderEliminar
  10. Clap clap clap.. gostei!!!
    É tão mais feliz um mundo cheio de cores!
    Todos os dias pego em paletas de cores (pantones) e até o branco e o preto podem ter mais cor que somente estas!
    Venham mais manifestos! :)

    ResponderEliminar
  11. Épá!!!!!! Isto é que é bater com a porta, dar um murro na mesa, chamar os burros pelos nomes, pôr as peras a nove e todas as expressões de rebelião que mais por aí houver!!!
    O meu mundinho está muito escuro, tudo muito black and white, mas também te digo, se eu fico nervosa, se me canso, aiiii é sair da frente que vai haver cor, ai vai vai!!!!

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo este teu pensamento... Tens toda a razão que a tua coragem mostrou!

    Grande mulher!

    ;)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo: pára de bater palmas e vai mas é ver "pantones"! LOL :)

    MeldeVespas: Eu não quero estar por perto dessa explosão de cor... LOL Tou fora! ;)

    Paula: Epá, obrigada! Mas ássim fico sem jeito! :) - Obrigada MIL vezes! ;)

    ResponderEliminar