sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Teoria da Conspiração dos Brinquedos...


Chega a altura do Natal e chegam os catálogos de brinquedos, as publicidades fabulásticas com kits para os bonecos, que eu nem sequer para a minha filha tenho e às tantas dou por mim a comprar-lhe o Nenuco Banheira e o Nenuco Massagens e o Kiklá da Chicco, com os kits de muda, fralda e marsúpio e penso de mim, para comigo, se não saía mais barato ter outro filho em vez de todas estas criaturas de borracha lá em casa! Enfim... mas logo, me passa quando me lembro que estes, apesar de poderem chorar, fazer xixi, cocó, mamar no biberão e comer papinhas a brincar, trazem com eles, um botão que dá um jeitaço... assim aquele que diz ON e OFF! OK, mas não foi tanto a parafernália de brinquedos à disposição da canalhada de hoje em dia, que me motivou a escrever hoje. Aquilo que eu tenho constatado, é que, por norma, os brinquedos favoritos da minha filha são mesmo aqueles de aspecto mais dúbio, que levou um dia o meu afilhado a corrigir-me, do alto dos seus 4 anos e dizer: “ Madinha, não é O Noddy, é A Noddy!”, ao que eu prontamente respondi: “Não querido, é O... é um menino!”. “Menino?!” – diz ele - “Olha, tem petanas compidas e xapatos com lacinhos! É a Noddy!”... Pois... por esta é que eu não estava à espera, e de facto, quando comecei a olhar bem para o boneco, aquilo tem muito de transgénero... Foi aí, que aproveitei a deixa, para lhe explicar o conceito de Metro sexualidade! Portanto, aos quatro anos, o meu afilhado ficou a saber que o Noddy era um menino, mas um menino fashion! Um metro sexual! Desta vez estarei prevenida e em relação à minha filha, se dúvidas surgirem darei a mesma explicação. É que nos dias que correm, com tanta Manuela Moura Guedes e Castel Branco por aí à solta, quanto mais cedo eles aprenderem estas coisas melhor!
Mas voltando à bonecada. O Noddy, está mais que visto, deixa grandes dúvidas quanto à sua sexualidade, já para não dizer, que é um menino, que conduz um táxi, numa cidade de ursas, macacas, velhos e lápis de cor falantes! Vá-se lá perceber! Depois temos o Ruca, bonequinho do qual sou mega fã, porque transmite boas lições de moral e é giro e tal e tal, tem uma família feliz, com direito a mamã carinhosa, pai que ajuda nas tarefas domésticas, gato, que até nem suja muito e uma maninha fofinha com nome de flor! Aliás, levei a minha filha com 8 meses a ver o espectáculo do Ruca e ela delirou... simplesmente, me deixa na dúvida o facto de aquela criança ser saudável, o que me preocupa... já alguém reparou que o Ruca com quatro anos é carequinha como uma cebolinha, sem uma pontinha de cabelo para amostra e que ninguém parece reparar! É que até o avô dele tem mais cabelo... o pobre! Depois temos outra, não menos sinistra, mas muito amada bonequinha, a famosa Hello Kitty! A minha filha tem de tudo com essa gatinha, roupa, carteiras, mochila, triciclo, ganchos, fitas, bolachas, dvd’s... enfim, é a Kitty mania lá em casa! Para ela, a “TiTTy”! Mas quando começo a reparar bem na “Titty” dou por mim a pensar qual será o fascínio por uma bonequinha de desenho tão rudimentar, com amigos também rudimentares e de espécie igualmente indefinida, que dão pelos nomes de: “Cinamorol” e “Pompompourim”, ou lá o que os valha! Já para não falar que na maior parte das vezes em que a Kitty aparece em “merchandise”, só aparece a cabeça da mesma... não é tão macabro como a musiquinha do “Atirei o pau ao gato”, nem a do “Eu peço ao Sr. Barqueiro que me deixe passar, tenho filhos pequeninos acabados de criar... passará, passará, mas um filho ficará, se não for a mãe à frente, vai um filho lá de trás”, mas não deixa de impressionar se pensarmos nisso! Yiaiks!
De resto, nem vale a pena falar da melhoradas e assiliconadas Popota e Leopoldina, que depois deste Natal nunca mais serão as mesmas, a Popota deu uma de Kuduru e resolveu adoptar o estilo Caminho da Índias meets Marylin Monroe, meets sluty Hippo... a Leopoldina, desde que viu a Angelina na Tomb Raider, nunca mais foi a mesma!
E agora digam-me, andamos nós a educar canalhinha linda e decente, para este mundo lhes pôr nas mãos e vistinhas aos dois aninhos de idade toda esta “pouca vergonha”! Não se faz... Não se faz!

P.S. – E eu já nem vou falar na falta de órgão sexual do Nenuco... porque bom, com esse nome... estava-se mesmo a ver, né?! (Nenuco/Eunuco – será mensagem subliminar?!)

6 comentários:

  1. O Noddy é transexual... e o Rucca, (li isto num lado qualquer), tem leucemia, porque tem 6 anos, e continua careca! =D
    Gotta love dark humor.

    *

    ResponderEliminar
  2. Ginger: Transexual não diria, mas que é dúbio, lá isso é! ;)

    ResponderEliminar
  3. Ohhhh páaaa, atão o Noddy é coiso! eu sempre achei qualquer coisa de estranho nele, mas estamos na época das diferenças, na época da tolerância, por isso nunca quis levantar pó sobre isso. Até porque cá em cass isto é uma devassidão completa! Ele há Kens vestidos de tutus, ele há Acton mans com bikinis de lamé, ele há Brabies descascadas por todo o lado, enfim....despojos que são sinais do vale tudo, minha amiga... poizé é aguentar! 8 meses? o pior é quando ela falar e pedir! A minha mais nova, só do catálogo da popota assinalou com uma cruz bem grande cerca de 40 brinquedos....aiiii
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Mel: a pequena lá de casa faz hoje 1 ano e meio! =), e tu não fazes nem ideia da pressão que ela já exerce! LOL ;) Quando falar... olha, rezo a Deus que me saia o Euro Milhões, ou que o Pai Natal me traga um contentor de Paciência e Bom Senso! aha! BJ - Bom fim-de-semana! ;)

    ResponderEliminar
  5. Mal por mal voto no ruca. Estou a leste em relação aos brinquedos, mas pelo que disses-te acho que é o mais normal. Nesta época a publicidade é sódirigida aos miúdos, principalmente no fim de semana. Acontece o mesmo em espanha. É uma loucura. Quem paga? Os pais coitados, devem dar em loucos. Sílvia que te sai o euromilhões para teres a vida facilitada senão....Dificil escolha. Beijinhos e Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Delirei com este post... a sério, já tenho tido autênticos debates sobre estes temas, quer dizer, às crianças surgem dúvidas às quais nem nós estamos preparadas com a certeza de uma resposta correcta e educativa (!?)

    A começar pelas histórias da Disney (animação), aos Looney Toones, passando pelas Barbie e Action Man, bonecos da Marvel, os velhinhos Lego, Pinipon e Barriguitas, etc e tal... quer dizer (e perdoem-me a pub acima) é um atrofio tal que nem aos miúdos escapa o pato Donald ter sobrinhos se não tem irmãos, e outras tantas contradições...

    O Ruca é uma pseudo-perfeição... quer dizer, tudo corre sempre de maneira a haver um final feliz... enfim...

    De facto a resposta à situação do Noddy é de partir... de facto saíste-te com uma excelente resposta!

    Já a do Nenuco... enfim, é uma questão que me ponho desde que soube o significado de "eunuco", nem imaginas a confusão que aquilo me fez!

    ResponderEliminar