quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

É Natal! Não faz mal... - 10.12.09 no AO

Mas desde quando é que virou moda ser o Grinch do Natal?! Na minha mais tenra idade, ainda me lembro, ser sempre esse “estraga festas” avarento o mau da fita, mas hoje em dia, parece que toda a gente resolveu dar uma de cépticos do Natal, sob pretexto de um suposto consumismo, que se nos instalou nas veias! Ora, corrijam-me se estiver enganada, mas quem é que faz as vossas compras de Natal?! Bom, eu por mim falo, que sendo a responsável pelas mesmas só me excedo se quiser. Os anti-Natal assumidos, aqueles que só guardam recordações boas dos Natais passados, acusam os inocentes e raríssimos indivíduos, que ainda vibram com esta época de serem “vendidos”, “consumistas”, “cínicos”. Dizem eles, que “o Natal é uma hipocrisia”, que é “só mais uma desculpa para nos fazer gastar dinheiro”, que “ é uma chachada pegada de falsos moralismos”. Eu acho, sinceramente, que certas pessoas passam a detestar o Natal, precisamente no ano em que passam a comprar mais prendas, do que aquelas que recebem. Curiosamente, são essas as mesmas pessoas que dizem aos quatro ventos, que o Natal “não é só as prendas”! Valha-nos ao menos aqueles, que se recusam, apenas e só, aos “mega fretes” das sagas familiares... não menos curioso é que, esses só deixaram de gostar do Natal, precisamente porque perderam algum ser querido e familiar amado. O que todos se esquecem é que o Natal só é deprimente para quem não tem família, precisamente o que vem provar o valor da mesma. E por família não entendo só a de sangue, que eu, graças a Deus, fui abençoada com uma muito mais alargada, com quem não partilho o mínimo traço de ADN. Aqueles que acusam os “festejeiros do Natal” de serem hipócritas esquecem-se que os bons modos e os bons princípios começam “em casa” e que se não estiver bem com os meus, não estarei bem com ninguém. Bem sei, bem sei, que o Natal é quando um Homem quer, mas porque não aproveitar a tolerância de ponte e a desculpa calendarizada para uma boa celebração em família?! Com direito a prendas e tudo... Vá lá! Os que acusam os “Nataleiros” de se esquecerem que muitos não têm direito a Ceia de Natal, nem a carinho nesse dia, esquecem-se, frequentemente, de que não é só nesse dia que eles não têm esses direitos. Por isso, Xô da minha área gentes incrédulas, que com o Vosso cepticismo posso eu bem. Porque esta Mulher quer um Natal com tudo a que tem direito: família, abraços, calorias a mais, presépios de musgo, frio, lareira, Pais Natais e Lotto. Porque só quem tem amor em casa, o sabe trazer para fora dela!
Croniquices da Mulher a 1000/h

por Sílvia Martins


participação nr.2 para a Fábrica de Letras


17 comentários:

  1. AH valente!! =D

    Poizé... nas andanças pela temática do Natal, pelos blogues participantes na Fábrica, descobri que 90% o detesta.
    Não me admiro. Também o detestei durante uns 5 anos... e agora conformei-me que o Natal é o que eu fizer dele.
    Gosto de presentes... quem não gosta? Só não gosto que me presenteiem para o show off. Isso, acho lamentável. Mas é o que tem sucedido, ano após ano.
    Sei por exemplo, que há umas botinhas pretas para a elfa, compradas há mais de um mês, que lhe vão ser oferecidas na noite de Natal... mas ela já precisa dessas botas há dois meses! Não é estúpido? Mas não dão já... porque, and I quote "É para a noite de Natal!".

    No entanto, este é um ano de vacas magras, e vai-se ter lá em casa o Natal mais parco de sempre, a nível de presentes, mas acho que esse facto o vai tornar muito especial. Pelo menos deposito na noite de 24, a esperança de que a noite se transforme naquilo que verdadeiramente significa.
    F A M Í L I A

    bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. Ginger: Não te vou mentir... eu gosto da parte das prendas... mas tanto gosto no Natal como noutro dia qualquer!
    Para além disso, gosto tanto de as receber como de as dar! Adoro quando alguém faz aquele ar de que não estava à espera... ou se agarra ao meu pescoço e diz: "Obrigada TIA!" - Adoro ser tia... pensei que nunca fosse ser! Adorarei também não menos o dia, em que a caracoleta lá de casa se agarre ao meu pescoço e diga: "Obrigada MÃE!" - Adoro ouvir um "Obrigado meu amor!" e adoro que na noite de dia 24 todos se obriguem a sentar a uma mesma mesa durante horas a fio e contem as mesmas histórias de sempre, com os mesmos sorrisos e ares de quem nunca tinha contado/ouvido aquelas histórias... porque uma família também são as histórias! E o Natal também deveria ser uma noite para ficar para a história da família... e não só pelas prendas... Porque às vezes, as melhores prendas são as que vêm sem embrulho, ou as que não custam quase nada em euros! ;) - Espero SINCERAMENTE que neste Natal tenhas o que desejas e que o faças memorável para os teus pequenos elfos... e que não as tendo disfrutado antes, a elfa disfrute das suas botinhas nessa noite mais do que nunca! Eu lembro-me de às vezes até querer dormir com o calçado que recebia... ou sair da cama a correr para o calçar de manhã, mesmo ainda de pijama! Isso também é fazer história! ;)

    BJS

    ResponderEliminar
  3. Sílvia um post muito interessante sobre a perspectiva que defendes. O que tu sentias não existe mais, não se dá valor às prendas que se recebem. Sabes porquê? Porque recebem prendas demais, a prenda foi banalizada. Tu, como disseste, dormias com as botas que recebias, achas que algum miúdo dorme com as prendas? Não. Estou a falar na generalidade e, como em tudo há excepções. Hoje sabes o que acontece? A maior parte das prendas não chega ao dia seguinte. De quem é a culpa? Da sociedade de consumo que fez acreditar, às pessoas, aos pais, que passaram para os filhos, que não é necessário poupar, estraga-se vai para o lixo. Tanto que é assim que se estragares um electrodoméstico fica-te mais caro mandares arranjar do que comprares um novo, não é? Antigamente as coisas nasciam para durar anos a fio, hoje tudo nasce por dias, ou horas. Quer queiramos quer não, é assim.
    Lembra-te que as prendas também podem não ser importantes para todos. Para mim não são. Valorizo muito mais algo feito pelo própria pessoa, com carinho, onde tens a sua imaginação, do que a prenda mais cara que possa existir. Tenho um raminho, por cima do meu pc, no serviço, de plantas secas, feito por ele, que me foi oferecido por um colega sem data marcada. São estas pequenas coisas que eu valorizo. Prendas que têm um único objectivo fazer-me feliz, não comprar-me ou quererem demonstrar-me o poder monetário que têm. Sabes que também há prendas destas?
    Essa história das prendas, de darem mais do que recebem, é muito comentado, sim senhora, mas por pessoas que gostam do Natal. Por pessoas que se fartam de comprar, prendas caras, de marca, e depois recebem uma ninharia. A revolta é tanta que não conseguem nem ter vergonha. Comentam e comentam. Diz-me porque entram nessa, troca de prendas? Porque pensam receber mais do que dão, quando isso não acontece cai o carmo e a trindade. Não seria melhor comprarem para elas? Ficavam satisfeitas e não perdiam dinheiro.
    Não podemos medir os outros por nós, eu nunca o faço. Sei que nós somos todos diferentes e tanto é assim que há quem seja capaz de tudo para passar à frente, quem seja capaz de matar e roubar, de destruir a vida dos outros. Tu serias? Eu não. Acredita que a mim já me fizeram quase de tudo e nem de me vingar fui capaz e podia fazê-lo, tenho a inteligência mínima necessária para me conseguir vingar mas, tenho valores, tenho consciência. Quero deitar-me sobre a almofada e dormir.
    Continua

    ResponderEliminar
  4. Continuação
    Perder alguém querido limita a alegria de viver, nesta, ou em qualquer quadra. Acredita.
    Familia, ai família. Há tanto que dizer sobre família. Nem todos têm a tua, infelizmente. Nem todos têm essa sorte. Olha que a culpa pode não ser deles mas sim da família. Dentro de uma família há de tudo. Há oportunistas, invejosos, ladrões, and soo on. Mais um exemplo para não medires o que os outros têm por aquilo que tu tens. Sabes que há elementos de uma família que te valorizam pelo que tu dás, pela posição monetária, que tu tens? Sem dinheiro passas a não valer nada, tenhas tu os sentimentos que tiveres. Achas que isto é família? Achas que é de família invejarem-te a tal ponto que são capazes de te prejudicar? Achas que é família aquela que te rouba? Há tanta espécie de família. Há família amiga mas há aquela que melhor seria nem a teres conhecido.
    Há amigos, verdadeiros amigos, que são melhores que qualquer família. Amigos que não vêem em ti qualquer interesse.
    Compreendo a imagem que tu tens do Natal, ainda bem, mas não é a real, a de todas as famílias. Tu não és como todas as pessoas, nem todas as pessoas são como tu. Já tiveste quem te decepcionasse? Pois é Sílvia. O mundo em que vivemos não tem nada a ver com o mundo que existe nos contos de fadas, infelizmente, aí sim todos teriam um Natal cheio de alegria, confraternização e as prendas seriam dadas, caso as houvesse, com prazer. Infelizmente o teu espírito não está generalizado mas o espírito do consumismo está. Se há excepções? Há. Mas são poucas. Sílvia sabes que eu já cheguei a fazer experiências? Detesto julgar alguém mal e quando tenho um certa dúvida sobre alguém, antes de desligar, ponho-a à experiência. Ora eu sou uma pessoa que não gosto de chular ninguém e até tenho pena de certas vidas. Ora sou alguém que nunca deixa ninguém pagar nada, pago eu, se há que levar o carro, levo eu mas, às vezes, acende-se aqui uma luzinha malandra e, antes de pensar que alguém é oportunista, sem o ser, resolvo cortar com todas as dádivas. Começo a pagar as minhas contas antes de, o meu carro deixa de estar em condições, etc. Sabes que acontece? Pois é. Deixas de ser boa, passam logo a criticar-te. Então mudei de personalidade tão depressa? Porque não posso pagar e gastar passo a ser uma mer….? Sílvia esta é a verdade. Experimenta se tiveres oportunidade e ficarás admirada com os resultados. Esta é a verdade da vida, a verdade deste mundo. Sempre com excepções. Considero-me uma delas. Gosto das pessoas pelo que elas são e não pelo que têm aliás, prefiro conviver com pessoas simples e, se tiver que fazer favores, será a quem precisa, não ao poder.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Brown Eyes: Afinal o teu comentário ainda dava um post mais longo do que o meu! LOL - Ainda bem!
    Já vi que este assunto te toca especialmente e que esta época mexe contigo! Já percebi que sim...
    Também já li tudo o que escreveste e conheço uma resma de pessoas que fariam das tuas palavras um autêntico manifesto das suas próprias ideias acerca da época!
    A verdade é que a vida não é fácil e que as pessoas más, não saem à rua só no Natal... mas também ainda há muitas pessoas boas, ainda que por vezes possam ser mal interpretadas! Mas isso não é só no Natal! Uma pessoa invejosa e interesseira, falsa e de fraca rés, tanto o é no Natal como nos restantes 364 dias do ano!
    O que eu queria mesmo... era que as pessoas se dessem conta da mesquinhez que é o consumismo exagerado e a pequenice de mentalidade que é medir as pessoas pelas funções e cargos e títulos e contas que têm no banco!
    Mas, isso ainda é mais utópico do que querer um Natal em paz, no seio de alguns membros da família e na companhia de alguns bons amigos! Porque são essas boas recordações de um dia e depois outro e mais outro, que nos trazem uma vida feliz!
    No fundo, já estou como o outro: que só esteja comigo quem venha por bem... e quem por mal venha que vá para o raio que o parta! Às vezes demoramos algum tempo a ver quem vem por bem e quem vem por mal... e é doloroso... mas no final, saber afastar esses "cancros" da nossa vida é sempre benéfico!
    O Natal tem perdido brilho para mim ao longo dos anos... mas este ano tenho várias razões para tentar ter um Natal muito feliz:
    1. a minha filha, que se inicia nestas práticas;
    2. os meus pais, que mais que nunca precisam de bons momentos de calor e conforto e incentivo;
    3. a família que me ama e está longe e sente a falta da nossa presença na vida deles;
    4. eu própria... que se calho de perder o brilho e a vontade de sonhar... perco-me a mim mesma para sempre!

    Por isso, que se lixe a sociedade consumista, que cada um cava a cova onde se enterra! E a ti querida amiga, só te desejo uma coisa: que a vida ainda te traga daquelas surpresas boas, que só ela sabe trazer e que te amacie a visão que tens da sociedade em geral... às vezes é preciso ser-se um nadinha louco, para se ser feliz neste mundo insano! =)

    Obrigada pelo teu comentário: que como sempre me deixa a pensar e com muito por dizer... tenha a sensação que gostava de tomar um chá contigo um dia destes! LOL ;)

    ResponderEliminar
  6. Ora Sílvia há algo que disseste que é a base de tudo o que pretendo:O que eu queria mesmo... era que as pessoas se dessem conta da mesquinhez que é o consumismo exagerado e a pequenice de mentalidade que é medir as pessoas pelas funções e cargos e títulos e contas que têm no banco!
    Afinal estamos de acordo Sílvia. Compreendo o teu interesse em continuar com a chama do Natal acesa, também gostaria que ela estivesse, mas a verdade é que não está, na generalidade. Haverá casas em que está.
    Tu podes e deves mante-la aí em casa. Mostrar à tua filha a importãncia desta quadra a nível de confraternização e amor. Assim começará a mudança que é o que tanto me interessa.
    Compreendo que é bom sonhar e quantas vezes fecho os olhos e sonho que vivo noutro mundinho mas, dura pouco. Só queria que a tua filhota, todos pudessem um dia viver nesse mundo que sonhamos. Quem sabe conseguimos mudar isto. Utopia? Talvez mas se não acreditar nela, não lutar por ela que interesse tem isto?
    Pena não estarmos perto, já teriamos tomado esse chá, cafezito para mim, há muito tempo.
    Um Beijinho e votos para que tudo corra como sonhaste, mereces.

    ResponderEliminar
  7. Nao é que ainda me esqueci de uma coisa,pois, e é muito importante: Este teu espaço está lndissimo, adorei a decoração:simples, com muita cor e diferente. Não há nada como a simplicidade e a diferença. Aqui temos o exemplo.

    ResponderEliminar
  8. Brown Eyes: Ah! Tinhas que ser tu... Ao menos tu te lembras de comentar o novo look da "casa" da Mulher a 1000/h! :) - Está querido, não está?! LOL

    ResponderEliminar
  9. Fantástico!!!

    Fiquei sem palavras, partilho as vossas, ok?!?

    p.s.- a rena está um "must"!!! O cenário lindíssimo... aconchegante e convidativo!

    Mui bien amiga!

    ResponderEliminar
  10. Está muito lindo. Se eu fosse invejosa....estava-me aqui a roer. Não consigo fazer algo assim, depois lá em casa tem que ser o castanho a imperar, o Brown foi o que trouxe, preocupações, com a cor rssss. Beijinhos e bom fim de semana e, já falta pouco Sílvia, poucochinho mesmo, para ires para o Porto festejar. Hum...como é que eu sei? rsssss

    ResponderEliminar
  11. Gostei de sentir que o teu espirito de Natal continua vivo.So não festeja o Natal quem não o sente todos os dias.Neste mundo desumano a coisa mais importante é a união da família.
    Também gostei do novo visual, apsar de ser um pouca mais difícil de ler neste fundo para quem já usa óculos.
    Um Beijo Até Breve
    JM

    ResponderEliminar
  12. És mesmo mulher de 1.000 hora? tenho um carro desportivo e só dá 200, qual o teu segredo?

    ResponderEliminar
  13. Paulinha: Partilha à vontade! :D E obrigada pelo teu carinho querida! ;)

    Brown Eyes: AH! Como é que tu sabes?! Humm?! Humm?! :D

    Sr. Martins: espero que saibas que a culpa disto tudo é tua... :)

    Jota: O segredo é esse mesmo caríssimo: é ser mulher! ;P - E mesmo sendo mulher, sei que um carro desportivo que só dá 200... txiii... é fraquinho, fraquinho! AHA!

    ResponderEliminar
  14. que linda está a tua casinha!
    eu cá subscrevo as tuas palavras. adoro o natal por ser uma desculpa esfarrapada para estar com a familia e discutir com os primos uma jogada de Monopólio (só visto), e eu ainda tenho lá por casa um Pai, que se diz Natal, e reclama, todos os anos, uma carta manuscrita no pinheirinho... haverá como recusar tanto mimo e amor no ar?
    viva o natal... e como eu adoro dar prendas!
    beijocas... voltei;)

    ResponderEliminar
  15. Oh Silvia (acho que te posso tratar assim) este meu comentário está enguiçado!!!! já o tentei fazer umas três vezes e não consigo :\!
    Este Blogger está a dar comigo em doida!
    "Atão" é assim, eu adoro esta época do ano, por tudo o que ela significa, e fico até um bocadinho triste ao constatar um pouco por todo o lado que as pessoas hoje em dia são demasiado cepticas e não investem no espirito do natal. Em minha casa sempre vivemos o Natal por inteiro, não havia presentes, nem dinheiro pra isso. Havia uns chocolatinhos pendurados no pinheiro, que depois da missa do Galo, podiamos comer. Era um regalo! Hoje as coisas a essa nivel, são um pouco diferentes, e não vale a pena dizer isto ou aquilo, do consumismo, porque é exactamente como dizes, cada um sabe de si e só se estica a perna até as calças darem! Por mim tenho a dizer que ainda bem que as coisas podem ser um bocadinho diferentes do que eram antigamente. ao longo da vida, ela vai-nos presenteando com nódoas negras, tropeções, arranhões, feridas fundas, mágoas, isso é bem verdade, mas, de que serve passar por todas as tempestadas, para depois não saborear o vir à tona outra vez?
    No ano passado perdi a minha mãe. A minha raiz, a minha ancora, a minha ligação maior a este mundo. Foi o golpe mais duro de toda a minha vida. Ela era a verdadeira artifice do Natal em familia, a mesa posta, o dia inteiro de Natal em volta das comidinhas que preparava com tanta dedicação, os filhos, os netos....Claro que foi triste o primeiro Natal sem ela, claro que foi um vazio....mas decidi deitar mãos à obra. Houve os irmãos com o pai à volta da mesa, houve o peru recheado, e tenho a certeza houve um sorriso enorme dela, lá de onde está.
    Tenho três crianças em casa, tenho a casa a transbordar de alegria, de projectos de teatros e canticos e festas de Natal, e tudo e tudo!
    Beijos grandes e Boas Festas para todos aí em casa

    ResponderEliminar
  16. Art: Ai o Monopólio... isso não se pode jogar comigo, que eu tenho tendência natural para fazer batota! :)

    Mel: Obrigada pelo teu comentário! Claro que me podes tratar pos Sílvia, after all, foi com essa maravilha que me nomearam para o mundo! ;)
    Bom, em relação ao teu comentário não imagino sequer a dor de perder uma mãe! Não quero sequer imaginar... dói só de pensar, mas acho que tiveste a atitude certa... até porque nós queremos sempre passar aos nossos filhos, o melhor que os nossos pais nos passaram a nós! Não é verdade!?!
    Que tenhas um SANTO NATAL e umas BOAS FESTAS com tudo a que tens direito, juntamente com os teus filhotes e família! =)

    ResponderEliminar