quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Filhos Únicos vs. Filhos Vários - 04.02.10 no AO


Consulta no Pediatra com a minha filha. Ela, 83 cms de energia pura ao rubro, com duas vacinas dadas, uma em cada pernoca, muita baba, muito choro, muito ranho e eu, transpirada, mas com um único pensamento consolador: “Boa! Agora só te picam outra vez quando tiveres 5 anos!”. Ah e tal, que estava muito bem a pequena... recomendações, apenas que tivéssemos cuidado com os acidentes e que lhe arranjássemos um irmão! AH?! Não Sr. Doutor, que não! Agora?! Nem pense! Talvez um dia, quem sabe... mais tarde! Ah, e tal, porque não é bom ser filho único! E eu... enrubesci! Mas não é bom porquê?! Eu sou filha única! E sou normal! Até à data... vá! “ Provavelmente fala sozinha.”. Resposta: “Não, escrevo!”. Risada, até breve, até depois, saudações e eu saio de lá com a nítida sensação que existe um complô armado contra os filhos únicos! Tá certo, a família fica mais pequena, por vezes os pais mais obsessivos, por vezes, as crianças mais egocêntricas, mas não acho que isso se aplique nem a tudo o que é filho único, nem a apenas a quem o é! Conheço tanto filho “repetido” mais bichinho narcisista, egocêntrico, egoísta e doidinho da cabeça, que conto pelos dedos “as belas e belos” que conheço “sem senão”!
Ora pois bem, em defesa dos da minha “espécie”, tenho a dizer que: Mito número um, todos os filhos únicos são egoístas! Eu, que por mim falo, até posso ser, por vezes e por uma questão de sobrevivência um pouco egocêntrica, mas controlo bem a fera sem necessitar de recorrer a medicação e egoísta só serei se for estritamente necessário, que às vezes também é. Mito número dois, os filhos únicos não sabem partilhar. E com base neste mito, conheço tantos filhos únicos que por hipercorrecção partilham até demais! Não é dado adquirido este da recusa da partilha! Mito número três, os filhos únicos são mimados. Bom, são aqueles que são! Assim como há muito filho não único que não sabe ele o que é outra coisa! E já agora, benefícios de se ser filho único: Não partilhámos heranças, por isso, não entrámos em disputas nem querelas familiares, não sofremos de traumas de irmão mais velho, irmão do meio, ou irmão caçula... e já agora, filho único que se preze, sabe bem que o silêncio é de ouro e a companhia é de prata, pois embora essencial, só tem valor se for digna de o ser.
E por favor, não me venham dizer para ter mais filhos! Juro que o próximo que me disser isso leva de troco a resposta: “Está bem, eu faço-lhe a vontade. E você faz o quê?! Muda-lhe as fraldas e dá-lhe de mamar?!”.

10 comentários:

  1. Ora nem mais, acho uma piada a estas pessoas. Se não tens filhos perguntam-te porque ainda não tens; se só tens um quando vem o segundo; se és solteira quando te casas? Fonix, destesto estas cobranças. Sou como tu, solto logo a lingua viperina, ai de quem me toque em certos assuntos. Se não aprendem á primeira, aprendem á segunda! bjs

    ResponderEliminar
  2. hahahaha ele disse mesmo isso?
    isso não se diz. ninguém, para além das partes interessadas directamente na matéria, tem opinião a dar. caluda!
    mas eu cá queria adoptar um... panca antiga. e sim, eu não sou filha única e sou MIMALHA!!!
    processem-me!

    ResponderEliminar
  3. Oeeepááááá...

    Se a questão te tocou ao ponto de soltar a inspiração desta forma... é sinal que o bichinho roi.

    Jamais um filho único saberá o que é ter irmãos, da mesma forma que 1 de muitos irmãos saberá o que é ser filho único.

    Cada um é como é independentemente da prol de que faz parte!

    Mas eu que cresci numa casa cheia de irmãs e um irmão...confesso que os laços da "irmandade" muitas vezes me sustentam como mais nenhuns o faziam.

    E já agora...aproveito para prestar um tributo aos manos do meu coração!!!

    ResponderEliminar
  4. Poetic Girl: És cá das minhas! ;)

    Art: Que vergonha... maninha mimalha! ;P - A adopção ficará para um possível "criaturo" filho número 3! LOL

    Anie: Então não rói! Sacana do Bicho! LOL - Venha de lá esse tributo aos manos! E já agora à tua Santa Mãe que ela merece! :D Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá! primeiro que tudo parabéns pelo blog:-) Também sou mãe de uma menina de 20 meses e estão sempre a perguntar-me se quero ter mais filhos...não, não quero...por mim, pela educação que quero poder dar-lhe e que não seria mesmo possível se tivesse mais filhos, enfim por muitas razões que já me cansei de explicar. Bj:-) visita-me em www.alentejoenovaiorque.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Boa Sílvia. Eu sempre pensei em ter apenas um filho e assim foi. Evitam-se muitos problemas, no presente e no futuro, depois concordo contigo: só é egoísta e egocêntrico quem tem que ser. Os pais têm aí um papel importante e podem ensinar a partilhar. Se é uma filha única que queres ter assim seja. Muito gostam de dar opiniões na vida dos outros, esquecendo-se que cada um de nós tem a sua vida planeada e delineada e que não está aberta a opiniões alheias à mesma. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. LOL... Gostei deste, realmente às vezes ponho-me a pensar nestas coisas...

    A tua opinião faz-me sempre isto...

    :D

    Um abraço daqueles XL!

    ResponderEliminar
  8. Isto é tão variável de pessoa para pessoa... Sou filha única e sempre pensei que, se puder, terei dois filhos. Porquê? Se um dia os meus pais ficarem sem os pais, pelo menos têm um ao outro!

    ResponderEliminar
  9. Olá Silvia, boa noite...e lá vem uma voz discordante, até estou assim um bocadinho a medo e tal, mas pronto...claro que aos teus não mudo a fralda! também era o que me faltava! oh rapariga e já tenho que chegue. Não tenho nada a dizer de filhos únicos, até porque tal como tu, também eu conheço belissimos filhos unicos e péssimos filhos não únicos. É nos pais que está a chave da questão, e é só por isso que levanto a minha voz ehehe. Se não tiveresm mais filhos, jamais vais ter a sensação de como oteu coração cresce e se adapata a um novo habitante, e a mais um e a outro ainda, como se o coração não tivesse tamanho. A minha filha foi filha única, e pensei que a amava mais que a tudo no mundo, e depois chegou o rapaz, e depois a mais nova, e tenho pena de não poder ter mais, sentia-me, sinto-me preparada para isso. Quem fica só com um filho, claro que prova os sabores maravilhosos da maternidade, mas nunca vai ter, a não ser de ouvir dizer, a noção do que é poder amar tanto outro alguém. Não sei se me fiz entender. Beijinhos e toca lá a pensar num maninho/a pra essa miúda! Ela vai adorar!

    ResponderEliminar
  10. Pois eu se pudesse tinha uns cinco! =D

    Casas cheias, gritos, pancadaria, arranhadelas, mordidelas, "dá cá que isso é meu!!!", "na é nada, é MEU!!", "mana, emprestas-me €10?", "Opá, outra vez?!?"... há lá coisa melhor?

    Gostava sinceramente de ter mais irmãos. Se com a minha irmã já é a festa que é, se fossemos mais, nem quero imaginar. :p

    Enfim... o que importa é sermos felizes, mas lá que adoro ter uma irmã, lá isso adoro.

    *

    ResponderEliminar