quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Profissão: Construtor de Realidades!


Um dia, a minha filha, vai-me perguntar o que é que o pai faz...
... e eu vou responder: “O Pai constrói realidades!”.

Sim, porque o que é que o pai “faz”, não corresponde exactamente a “qual é a profissão do pai”. E de facto, aquilo que ele faz é muito mais forte do que aquilo que ele tem como profissão, apesar de muitas vezes a profissão acabar por nos “fazer” também um pouco a nós!
E o que ele faz é mesmo isso “construir realidades”, em mais sentidos do que um. Para começar ele é Engenheiro Civil e eu, que nunca pensei vir a apaixonar-me por um “trolha com canudo”, como costumava chamá-los, dou por mim agora a apreciar tudo o que é obra e projecto em que ele está envolvido e a valorizar o trabalho de projectistas e arquitectos e engenheiros, que sob a “mão” “daquilo que fazem”, acabam por transformar tudo aquilo que nós fazemos também. Afinal de contas, aquilo que eles “fazem” é construir “novas realidades”, “novos aspectos”, “novas paisagens”, sob as quais nós faremos depois tudo o resto: viver, passear, correr...
O Pai da minha filha constrói assim realidades, as paisagísticas, que já enumerei, e as nossas realidades, melhor: a nossa realidade! Pois é ele, que com tudo aquilo que nos dá e faz por nós diariamente nos permite ver a vida como a vemos e vivê-la da forma que vivemos.
Eu também, sou construtora de algumas realidades, e não só, porque eu alio ao lado paisagístico saído da mão do meu marido o lado ideal, o dos sonhos, da formação, da cultura. E com tanta construção que temos a decorrer lá por casa, não admira nada, que a nossa filha venha mesmo a ser a nossa maior obra!

10 comentários:

  1. casaste com um "inginheiro"!!!!
    tb eu construo realidades mas às vezes acho mesmo é que sou uma trolha com canudo...

    e tenho certeza que essa vossa obra maior é digna de receber o Pritzker... ou até mesmo um Nobel... não achas que devia existir um Nobel do Amor?
    eu acho...

    ResponderEliminar
  2. Art: Achíssimo! Olha nós as duas, lá em cima no pódio, de "Nóbel" na mão! AHA!

    (Quanto à parte do "inginheiro", não sei que te diga?! Não há bela sem senão... LOL)

    ResponderEliminar
  3. Mulher:

    Lindo, lindo, lindo este post!

    Um beijo enooorme para a familia e que construam sempre a cada dia a vossa felicidade :-)

    ResponderEliminar
  4. Sabor a Mim: Long time no news! :D Obrigada pela visita, pelo comentário e pelo elogio! Corei! :D

    ResponderEliminar
  5. Como sempre, adorei o que e escreveste:-) A tua filhota tem muita sorte, uns pais com muito para lhe transmitir, com muitas histórias para contar. É muito bom crescer assim:-) Bj

    ResponderEliminar
  6. Rita: Tive a Sorte de ter bons exemplos de construção! ;) E falando na gíria da "construção", toda a gente sabe, que bons alicerces são a base de qualquer boa construção! Pelo menos espero conseguir alicerçar bem os fundamentos da minha pequenita grande "empreitada"!

    ResponderEliminar
  7. Adorei a descrição! Vou mostrar a um amigo que está em engenharia civil, foi a forma mais bonita que já vi de descreverem a sua futura profissão. :)

    p.s.:desculpa a invasão

    ResponderEliminar
  8. Dani: Invade à vontade! Fico feliz que tenhas gostado! :D

    ResponderEliminar
  9. Conheço muitos trolhas com canudo, trabalhei com muitos e vi construir muitos sonhos. Não tenhas dúvidas que a tua filhota é a vossa melhor obra. Bonita forma que arranjaste para o dizeres. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Opá.. li este post passado pouco tempo de o teres posto on-line, mas pronto a coisa complicou-se e venho agora aqui "dar ares da minha graça".

    Achei este texto lindo, completamente inspirador e de uma ternura incomparável... gostei tanto, deixas-me sempre assim, com o coração cheio! (E ainda me fui lembrar do meu pai... o eu é óptimo!)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar