quarta-feira, 26 de maio de 2010

Amanhã no AO - HOJE "Áqui P'rÁ VocÊIS"!


Atenção! Antes de mais, que fique desde já bem claro, que apesar de eu não ser totalmente céptica em relação à mudança, sou parcialmente céptica em relação a algumas mudanças. De resto, sofro da síndrome de “criança no primeiro dia de aulas” naquilo que diz respeito à mudança. Lembro-me de ter tido um coleguinha de turma, que tinha as reacções mais estranhas em relação aos primeiros dias de aulas: ou vomitava em jacto ao pisar pé dentro da sala de aula, ou ficava muito vermelho a pontos de sufocar, ou tremia que nem varas verdes até acabar por cair redondo no chão! Não sei ao certo, até hoje, o que lhe provocaria tal angústia, porque a nossa professora da primária foi sempre a mesma, quatro anos seguidos, uma senhora amorosa, com nome de flor, que nos tratava por “periquitinhos”! No entanto, a reacção dele, ano após ano, durante todo o ensino primário foi sempre esta. Uma espécie de “alergia crónica” aos primeiros dias de aula. Bom, digamos que eu não sou exactamente alérgica crónica à mudança, mas tenho algumas “irritações” nervosas aquando da fase de ponderação de mudança e início da transição. Ainda assim, mal sinto o pé tocar na água, mergulho! Talvez este meu receio inicial se justifique por ser ainda daquelas raras pessoas que acredita que na vida tudo pode correr de acordo com o planeado, se quando fizermos um plano, acreditarmos nele e nos agarrarmos com unhas e dentes, cingindo-nos só a ele, com todas as metas e objectivos traçados, atingindo desse modo todas as etapas plena e jovialmente. Mas ao fim de quase 30 anos, até eu começo a acreditar que às vezes é nos planos inesperados e nas mudanças súbitas que nós conseguimos encontrar os nossos melhores projectos e maiores realizações.
Em tempos de crise, porém, algumas mudanças, são encaradas como derradeiros actos insanos, não de “besta sadia”, mas de “malucos varridos” mesmo. O grande António Variações escreveu em tempos, algo recentemente musicado e trazido à nossa lembrança pelos sons dos ‘Humanos’, onde nos lembra que estamos “sempre a tempo de mudar” e nos recomenda em tom “amigo”: “Muda de vida, se tu não vives satisfeito”. Segundo ele não deveríamos viver “contrafeitos”. Maior verdade não podia haver, mas em termos práticos eu conto pelos dedos de uma mão as pessoas que eu conheço e que, em um ou mais aspectos das suas vidas, não vivem “contrafeitos”. Será por resistirem sistematicamente à mudança?! Ou será porque no fundo andamos todos à procura de algo completamente irreal, que é a busca da perfeição, felicidade absoluta e completa realização?!
Talvez seja por uma combinação de factores, mas a verdade é que com tanto empréstimo à perna e “despesa mensal fixa”, não há espaço para margem de manobra e grandes mudanças na vida da maior parte das pessoas. Os que realmente se podem dar ao luxo de mudar, os que acreditam que “quem muda”, alguém ajuda... os destemidos, corajosos. Os que têm o descaramento de arriscar e pura e simplesmente “mudar”, nem sempre caem de pé, como os gatos... mas às vezes também não perdem a vida por causa disso. Não será afinal muito mais divertido sofrer as descargas de adrenalina que as emoções de mudança provocam, do que viver no marasmo dos dias, ignorando um coração forte a latejar dentro de nós?! “Olha que a vida não, não é nem deve ser / Como um castigo que tu terás que viver!”. No alto da sua emoção e inteligência, Raul Solnado pedia-nos um dia: “Façam o favor de ser felizes!”. Eu, acho que não se poderia pedir nada melhor a ninguém! Se é preciso coragem para se tentar ser feliz?! É! Se é impossível ser feliz todos os dias?! Depende... Mas que apesar de todo o cepticismo, descrença, desconfiança e medo vale a pena mudar, às vezes, para se tentar ser um bocadinho mais feliz, isso estou certa que sim! E então?! O que é que vão fazer hoje?! Ficar ou Mudar?!

Mudança (de)vida!
Croniquices da Mulher a 1000/h, por Sílvia Martins

5 comentários:

  1. Tás a matar-me de curiosidade, só te digo isto :P Ouvi dizer q tinha a ver com a tv lol

    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  2. Acho que fico com vontade de te lembrar(eu lembro tanto) um certo dia um quadradinho de papel que quase me fez sentar para não cair... Lembras? Queres maior mudança na vida?.... Arrisca e muda e acredita em ti.. Eu sempre acreditei... Beijos.....Teresa

    ResponderEliminar
  3. Que belo texto:) Tens muita razão, é melhor arriscar do que viver no marasmo, mas às vezes temos de parar para pensar não só em nós mas tb nos que dependem de nós. É isso que me tem feito adiar a "minha mudança". Tenho de esperar mais um pouquinho, mas espero que daqui a uns tempos tb possa dar um mergulho numa actividade que me faça sentir plena,não sempre, que isso é impossível, mas a maior parte do tempo:-) bj e muiittaa sorte nesta nova etapa!

    ResponderEliminar
  4. Carrie: Menos... menos... mas também é Media! :D

    Minha querida Tia: nem me lembres desse dia! Sim... realmente, comparado com isso... esta mudança é "peanuts"! :D

    Rita: Your time will come! Não chegará ele sempre?! ;) Eu acredito que sim... mas quando isso acontecer, já sabes: hold on tight, que é como quem diz: Agarra-te com força!!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Tudo acontece por uma razão ou várias razões! O importante é deixar acontecer :)
    Go for it girl! :)
    Estamos aqui para todos os momentos!

    ResponderEliminar