quinta-feira, 17 de junho de 2010

As raízes e os frutos da Educação de um filho... - HOJE NO AO

Oficialmente em época de desfralde dou por mim a pensar que a maior dificuldade em ter e criar um filho é mesmo ter que educá-lo! É que educar não se limita às frases típicas do: “isso não se faz” ou “muito bem!”. Não! Educar é muito mais complexo do que dar ao nosso filho o nosso padrão de comportamentos, do que transmitir-lhe as nossas morais, os nossos costumes. Educar um filho é acima de tudo um grande desafio! Talvez o maior. E para além disso, educar um filho é ainda, um grande frete! Sim. Um valente e gigantesco frete! Senão vejamos que deixá-los fazer o que eles querem é muito mais divertido… porque sentados na poltrona de comando na mão, a vê-los fazer asneira e depois pagar a consequência enquanto nós dizemos em tom arrastado de vencedor consolador: “Eu já sabia que isso ia acabar mal…”!
Pois é, mas para educar é preciso agir e numa sociedade tendencialmente sedentarizada como a nossa sociedade actual, ter que levantar o rabiosque do sofá e impedir a criança, física e verbalmente de fazer algo que nós sabemos lhe irá trazer consequências negativas é muito mais cansativo!
Mas tudo isto a propósito do desfralde… A minha filha, que adora sentar-se no “pote”, “bacio” ou “xantita”, como ela lhes chama, está a pontos de nos enlouquecer com tanta mijadela fora dos mesmos. Só no passado feriado, entre as quatro da tarde e as oito da noite nós contámos cinco mudas de roupa e lavagens de "crocs", abençoado calçado plástico, que não havia sapato que aguentasse tanto esforço de resistência à humidade! Ela sabe o que tem ou não que dizer, o que tem ou não que fazer, mas, pura e simplesmente não o faz! Prefere deixar-se levar pelo momento, sem ter que se interromper e depois caminhar na nossa direcção com “ginga” de cowboy, pernas afastadas e mão na anca, repetindo um: “ó! Ó! Oooh…”, em tom de constatação, admiração, punição! Não têm sido, portanto, dias fáceis, nem para nós, nem para a máquina de lavar roupa, que de tanto trabalhar, qualquer dia ainda nos resolve apresentar baixa por intoxicação de fluidos!
Estou, claro está, a dramatizar e a brincar com a situação, porque se para muitos, eu acredite, que educar seja de facto um frete, para mim educar é quase como jogar nas apostas… em que a gente vai apostando e umas vezes ganha, outras vezes perde! Um desafio, um gozo enorme, portanto! De facto, educar um filho faz parte de uma educação que também nos é auto-induzida. Nunca me senti madurar tanto, nem crescer tanto como nestes dois anos de educação ininterrupta da minha filha!
Engraçado como quando via uma birra pública de uma criança antes de ter filhos eu emitia sempre o mesmo pensamento: “Se fosse meu filho…”! Engraçado, deveras cómico agora, porque hoje em dia sei bem, que “se fosse meu filho” eu talvez me limitasse a sujeitar-me a passar pelo mesmo ou pior, porque se na maior parte das vezes somos nós quem educa os nossos filhos, muitas outras vezes há, em que são precisamente os nossos filhos a educar-nos a nós.
O desfralde, será com toda a certeza, mais uma etapa vitoriosa da nossa educação e do crescimento dela, disso não tenho dúvidas. Enquanto isso, e porque não há material doméstico que aguente, eu vou investir em plásticos para cobrir tudo o que for área absorvente da casa, como sofás, colchões e carpetes, por exemplo! Só assim, pelo sim pelo não… porque não há material que por mais lavável que seja, não se ressinta de um dia ou dois seguidos de molhas consecutivas!
A respeito de educação, resta-me acreditar no que já dizia Aristóteles, que: “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.

5 comentários:

  1. Tens toda a razão. há coisas que só quando somos pais é que sabemos dar valor!! O desfralde da minha Matilde está a ser complicado! hoje é dia de ir ao pediatra, vamos ver se ele me dá alguma solução mágica:) bj!

    ResponderEliminar
  2. Pois é...
    Por isso se diz: "Vivendo e aprendendo".
    Cada dia é como um presente que recebemos, elogiando o embrulho, mesmo sem saber o que está lá dentro.

    Dá tempo ao tempo e em breve cantarás VIVA à vitória do pote sobre o resto do mundo!

    Bjinhos! anie

    ResponderEliminar
  3. Inspirada por este teu blog espectacular, hoje decidi criar o meu blog!!

    http://pandeguices.wordpress.com

    E com isto...
    "FUI"! igualmente a 1000/H... não andamos todas até talvez à velocidade da luz? ;)

    beijinhos!
    Bruna

    ResponderEliminar