quinta-feira, 10 de setembro de 2009

...o meu reino por um poeta!


Presos por laços semânticos os termos Prosa e Poesia andam de mãos dadas com os conceitos lirismo e prosaísmo. O lírico e o Prosaico opõem-se em semas e em temas. Como tudo na vida, a própria vida em si, pode ser vivida em prosa ou em poesia! Ou seja, temos momentos na vida em que oscilamos entre o prosaico e o lírico, mas na essência a nossa própria vida só poderá ser uma das duas!
Há pessoas que são prosaicas, dadas a longas prosas e a longos discursos articulados, sem actos, nem factos de grandes “versologias” e há pessoas que tornam a sua própria vida num autêntico acto de esforço poético, com grandes rimas, topos e estruturas sistémicas ora de verso livre, ora de verso “preso”.
Conheço histórias de vidas que dariam autênticas epopeias, enquanto outras não passariam de uma alegre quadra S.Joanina, simples em ideias e versos, mas ricas em conteúdo e emoção. Porque não se pense que a grande felicidade só está nas grandes obras poéticas. Assim, como nem tudo o que tem conteúdo se escreverá em grandes romances. Por vezes, a sintetização de um conto é o cúmulo do poder da representação!
Eu, sou uma pessoa lírica e ainda que por vezes me sujeite a uma prosa, que escrevo com ligeira facilidade, tenho em mim guardados a sete chaves os verdadeiros lirismos, que dão cor à minha vida!
No meu sangue, a poesia corre em gotas, torrentes de gotas, que me enchem as veias e que por ser tanta, se escreve, aparentemente em prosa! Mas no final dos meus dias, aquilo que quero é ler na minha vida, a minha melhor “proesia”!
Para uns “amor é prosa, sexo é poesia”, para outros “campanha é poesia, governação é em prosa”! A prosa, para mim não existia sem a poesia, nem a poesia sem a prosa. Assim como não existiria bem sem mal, nem branco sem preto. Mas se me perguntarem onde está “o sublime”, terei que dizer, que em nenhuma das duas, senão que está na junção das mesmas... porque o melhor poema continua a ser, aquele que foi escrito em prosa e a melhor prosa, aquela que foi escrita como pura poesia!
E agora, perguntam vocês, mas porquê tanto trocadilho?! Porquê este banho literário de dialéctica de estilos... e eu respondo... porque sinto a poesia na minha vida a falecer e por momentos pensei, que “trocava a minha vida por um dia de ilusão”, quando me apercebi, que a minha vida está já ela cheia e plena de dias de férteis ilusões.
Não quero só prosaísmo, por favor recita-me um verso, de vez em quando ao ouvido... basta de prosa, quero um dia de poesia!

4 comentários:

  1. Lindo este teu post....
    E trouxe-me à memória estes versos... São o contributo para o teu dia de poesia...

    Deixa dizer-te os lindos versos raros
    Que a minha boca tem pra te dizer!
    São talhados em mármore de Paros
    Cinzelados por mim pra te oferecer.

    Têm dolência de veludos caros,
    São como sedas pálidas a arder...
    Deixa dizer-te os lindos versos raros
    Que foram feitos pra te endoidecer!

    Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
    Que a boca da mulher é sempre linda
    Se dentro guarda um verso que não diz!

    Amo-te tanto! E nunca te beijei...
    E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
    Guardo os versos mais lindos que te fiz!

    (Florbela Espanca)

    ResponderEliminar
  2. Nesta vida mundana, nem sempre se encontra poesia em letras... passo a explicar... a poesia é uma palavra tão vasta que às vezes não cabe no alfabeto, por isso ela extravasa para gestos, atitudes e até a podemos "ler" no silêncio.

    Quantas vezes vivemos um momento de poesia no sorriso de um filho, ou num beijo de amor

    Quantas vezes vivemos um momento de poesia num saboroso silêncio depois de um dia agitado

    Quantas vezes vivemos um momento de poesia num simples telefonema de alguém que quer saber de nós

    A poesia é como a luz, está sempre presente, depende de mim querer vê-la ou não.

    (Acho que isso depende do humor do nosso estado de espírito)

    bjhs

    ResponderEliminar
  3. Sónia: Obrigada pelo comentário linda! Amo esse poema de morte! ;)

    Anie: Diz-me lá se esse olhar na foto e o beijo na mão não são pura poesia em imagens?! Pena é a prosa prosaica que a envolve e abafa toda essa poesia! Mas sim, tens toda a razão depende de nós ver a poesia... eu por mim, vejo-a sempre... mas às vezes também gosto de a ouvir e sentir! E isso não depende SÓ de nós... E é claro que estamos a falar da poesia que vai muito para lá das letras! ;) Bjinhos e Obrigada pelas tuas palavras e leitura!

    ResponderEliminar
  4. Musa

    Aqui me
    sentei quieta
    Com as mãos sobre os joelhos
    Quieta muda secreta
    Passiva como os espelhos
    Musa ensina-me
    o canto
    Imanente e latente
    Eu quero ouvir devagar
    O teu súbito falar
    Que me foge de repente.

    "Sophia"

    ResponderEliminar