segunda-feira, 19 de outubro de 2009


A Blogosfera é um fenómeno curioso! Ele há blogs de tudo e ainda mais alguma coisa... mas aqueles que parecem mexer mais com as emoções, pela positiva ou pela negativa, são os blogs de tendência mais pessoal e intimista, muitos quase como se tornando diários da vida das pessoas, dos seus estados de alma, onde o blogger, que escreve, põe à disposição de quem lê, aquilo que muito bem entende!
Há no ser humano, uma tendência para o confessionalismo, por excelência, seja no revelar de gostos, factos, feitos ou feitios. É impossível, quem escreve diariamente não escrever do seu dia-a-dia, não ter, ainda que esporadicamente uma súbita vontade de partilhar algo de si, ou de seu... o problema na blogosfera é que entre a pessoa que escreve e a pessoa que lê, há para além de uma notória ausência de cara-a-cara, uma capa, que cai maravilhosamente aos invejosos, tristes, infelizes, odiosos, ou pura e simplesmente desocupados, que é a capa do Anonimato. Anonimato esse que muitas vezes até nome tem, mas não tem a pessoa, nem a cara dela, nem o frente-a-frente, que desencorajaria os “valentes” maledicentes de tecer e espezinhar assim o trabalho, confissões e paixões expressas das pessoas!
Conhecer o mundo de um outro deveria ser visto como uma bênção! Saber ler o que os outros pensam, o que dizem, o que fazem e como o fazem deveria ser uma verdadeira lição para muitos! E não me refiro aos textos narcisistas, nem aos blogs do “look at me”, que desses também por aí há muito... refiro-me àqueles, que com qualidade são leitura gratuita diária ao nosso dispor... alguns, verdadeiros argumentos de qualidade “Oscar” à nossa disposição... e a custo zero!
Mas há por aí muita mente perdida, que não sabendo o que seria bom para si, tira da boca dos outros o pedaço de céu, que lhes caberia! Desta forma, venho aqui exprimir a minha tristeza pelo aparente encerramento de mais um blog, que eu considerava de leitura obrigatória, pela qualidade dos textos, lições de vida, disponibilidade da autora de escrita fácil e leve, que divertia e emocionava, como qualquer dos melhores best-sellers à nossa disposição! Esperemos que ela reconsidere, embora seja compreensível se ela não quiser voltar... Cocó na fralda, temos pena!
P.S. - A imagem foi retirada do Blog citado, de um dos meus post favoritos! http://coconafralda.blogspot.com/2009/07/vaquinha-obediente.html

8 comentários:

  1. Espero que ela reconsidere... porque basicamente disseste tudo... é um blog delicioso!

    Um beijinho
    Eduarda
    Be in ♥ love

    ResponderEliminar
  2. Eu não o conhecia e já andei por lá a cuscar... e agora fiquei com vontade de ler mais!

    Realmente é de lamentar... mas entende-se a decisão.

    ResponderEliminar
  3. Mulher a 1000/h =)
    Nós somos a Fábrica de Letras.
    Estamos a iniciar um projecto de blogagens colectivas.
    Pretendemos que os bloguers portugueses possam interagir e dar-se a conhecer.
    No dia 1 de cada mês, a Fábrica de Letras lançará um tema. Para participar basta escrever um texto sobre o tema proposto e inscrever-se no link que estará à disposição no blog, no dia 15 de cada mês.
    Podem ser usados textos,poemas, contos, fotos ou vídeos. Não deixes de participar!

    ResponderEliminar
  4. Silvia não conhecia esse blog. Dei uma vista de olhos para poder ter uma noção, mínima, para comentar este teu post. É um blog quase diário, que tem posts sobre o dia a dia da jornalista, que aufere um ordenado mísero, tendo que ter vários trabalhos para ter uma vida desafogada. Enfim é uma realidade e como tal tem que ser respeitada. As pessoas têm a mania de querer saber mais que o próprio. Estou a recordar-me do ódio que têm aos funcionários públicos, das fantasias que fazem em relação a eles. Mas acredita que há um ódio atroz que surgiu da imaginação, não conhecem a vida de um F.P. mas mesmo assim têm inveja dela. Inveja, é essa que ocasiona esse ódio, ódio que os levam a dizer mal, a difamar, a ameaçar. Infelizmente é assim que as pessoas funcionam. Quem vier para a blogsfera tem que ter em mente que neste mundo até psicopatas há. Não é imaginação não. Existem. Manter o anonimato é importante precisamente para salvaguardar a nossa imagem e a nossa vida. Isto às vezes empolga-nos demais e vamos dando pontos de referência que podem acabar por se tornar em grandes complicações.
    Cada um sabe o que deve fazer. Se ela resolveu fechar o blog é porque viu nesta a única solução. Eu se calhar não o faria mas também não poria nunca a minha vida tão a descoberto. Até hoje não tive problema nenhum, nem com anónimos. No meu blog tenho pontos de vista muito controversos e nunca fui ameaçada, nem insultada, pelo contrário. Já deixei de escrever posts cujo tema poderia levar à minha identificação. Temas que achava e acho interessantes mas….melhor ficarem na gaveta. Não é o primeiro blog que vejo nestas circunstâncias e o motivo é sempre o mesmo: exposição a mais. Lembrem-se que o vizinho do lado pode ser bloguista e com facilidade identificar-nos e que esse vizinho, para cumulo do azar, pode ser invejoso e odiar-nos. Enfim…era tão bom que as pessoas pudessem dar um pouco de espaço aos outros, deixa-los viver como desejam. Temos todos esse direito. Podemos mostrar o nosso desacordo, já o fiz algumas vezes, tentar chamar a atenção para determinados pormenores que achamos importantes sem insultos, sem ameaças. Será difícil?

    ResponderEliminar
  5. Silvia esqueci-me de algo muito importante. Passa neste blog, fresquinho, que pretende dar a conhecer os blogues portugueses com desafios mensais. Como desafio é algo que penso que não perdes aí vai:
    http://fabricadeletrasepalavras.blogspot.com/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estranho ela ter suscitado este tipo de rancor...
    Nunca lá tinha ido, mas pelo que vi, o que ela escrevia nada tinha de fútil ou ridículo. É pena... talvez volte. ;)


    *

    ResponderEliminar
  7. Eduarda: somos duas... :)

    Paula: fica-se com um "bichinho", não é?! Ela escreve mesmo muito bem! Mas há que aceitar o que ela decidir! Que remédio! :)

    Brown Eyes: o busílis da questão está aí mesmo... parou tudo, não mexas mais... é que é mesmo difícil fazer uma crítica contra algo sem cair na tentação do insulto... que é a arma mais fácil de se usar! Eu devo confessar que não lido lá muito bem com críticas negativas... mas o insulto causa-me uma erupção cutânea... Grrr! - Quanto à Fábrica já lá fui e lá estarei! :)

    Ginger: É... mas o rancor tem sempre pano de fundo pessoal e individual... é quase como o BI, só não é intransmissível... porque ao contrário do BI, o rancor transmite-se e de que forma! Pena! :)

    ResponderEliminar
  8. A Cocó voltou! Afinal o ódio não ganhou! =)

    ResponderEliminar