quinta-feira, 2 de junho de 2011

Semana passada no AO... (mil perdões!)

Eu não sou uma pessoa pontual, entenda-se, não é que faça questão de não o ser, mas na maior parte das vezes não o consigo ser! Ainda assim, sou tão responsável ao ponto de ter consciência da minha impossibilidade quase nata para ser pontual, que na maior parte das vezes, aviso com a devida antecedência da minha possível falta de pontualidade. A minha pontualidade é por isso marcada por anunciar a minha falta de pontualidade em pelo menos 5 minutos, mas que pode ir até aos quinze, em casos extremos!
Quando realmente consigo cumprir com a minha pontualidade, sinto-me orgulhosa, mas um pouco menos eu, assim, acabo por me ‘atrasar’ na mesma, inventando uma ida ao WC antes do momento “h”, ou uma qualquer actividade para “encher de chouriços” até aos cinco minutos de falta de pontualidade da praxe!
Se estão a pensar que isto não abona muito a meu favor enganam-se, porque pelo menos eu tenho consciência desta minha falta de potencial para ser pontual, admitindo-a e comunicando-a com a devida antecedência… assim, na prática eu até consigo ser pontual, dentro da minha tolerância de relativo atraso, que sendo comunicado e cumprido, não engana ninguém!
Talvez por isso eu seja tão intolerante em relação à falta de pontualidade dos outros, e deteste quando me dizem “estou mesmo a chegar”, quando de facto ainda estão a sair da cama, ou “demoro uns cinco minutos”, quando acabaram de se sentar para almoçar!
Pior do que quem erra e tem defeitos, é quem é cego para com os seus e tenta fazer dos outros tolinhos, por verem neles uma tremenda falta de carácter!
Sou particularmente crítica em relação a atrasos não justificados, pois demonstram um total desinteresse pela pessoa que paga a nossa falta de pontualidade com a sua perda de tempo, mas tendo consciência desta característica lusa, comum a quase todos os habitantes da península e ilhas, tenho uma tremenda capacidade de aproveitar o tempo durante os atrasos de quem espero… arrumo a carteira, faço uns telefonemas oportunos, consulto a caixa de email leio um livro, penteio o cabelo, tomo um café, leio um livro, revista, panfleto ou o que tiver à mão… enfim, não gosto de atraso, não os tolero, mas tenho que os aturar frequentemente, por isso, lido com eles!
Infelizmente, pior do que os atrasos são as faltas de comparência, ora, aí está algo de que não peco, porque em caso de impossibilidade de comparência faço questão de o comunicar prontamente. Assim como, não costumo esquecer-me dos meus compromissos, daí que me custem horrores tolerar quem se esquece dos seus. Com esse tipo de pessoas sou mesmo implacável e pago-lhes com luva branca, engolindo em seco e mostrando carácter suficiente comparecendo atempadamente a todos os outros futuros compromissos, fazendo questão de lembrar a pessoa disso mesmo. Mas acho que não me serve de nada… sabem porquê?! É que ele há atrasados que são mesmo incorrigíves…

Sem comentários:

Enviar um comentário