terça-feira, 2 de junho de 2009

Parabéns Desbloqueados...


Na semana passada a minha filha fez um ano e eu não fui capaz de escrever uma palavra acerca do assunto…
Problemas informáticos aparte, acho que tive aquilo a que chamam um “bloqueio emocional de escrita”. Ainda hoje, e passados quase sete dias de tal memorável e significativo acontecimento, me vejo em travessas meias e linhas retortas para escrever o que quer que seja com jeito e algum sentido acerca do assunto.
Fiquei secretamente furiosa comigo mesma por ter deixado fugir a oportunidade de ter escrito algo em forma de elogio aos acontecimentos deste primeiro ano de vida da minha filha, a quem tanto devo em crescimento, amor e bom senso!
Ao longo deste primeiro ano de vida dela aprendi que um choro incansável muitas vezes só pede conforto e protecção, mas às vezes também pede alimento e uma troca de fralda. Aprendi que o meu sono, não é mais importante do que os seus sorrisos tímidos e que qualquer novidade nas suas aprendizagens e capacidades. Aprendi que posso ser linda e magnífica da mesma forma com ela ao colo do que sozinha e carregada de roupas da última tendência da moda. Aprendi que ela sabe bem mais o que é amar, do que eu alguma vez saberia sem ela! Com as primeiras doenças da minha filha, aprendi o que é a humildade e a consciência de que às vezes há razões que a própria razão desconhece… pela primeira vez senti o meu coração pequenino e apertado, de tal forma que me fazia sufocar só com a ideia de ela sofrer. Com a minha filha eu aprendi ao longo deste intenso ano, que não se pede amor, o amor dá-se e recebe-se. Aprendi que um filme, um balde de pipocas ou um concerto não é nada em comparação com as suas primeiras gargalhadas, passos, travessuras, aventuras. Com ela aprendi o que é o medo, aquele de que nos esquecemos e que todos sentíamos quando éramos pequeninos e por ela aprendi a vencê-lo. Aprendi a engolir o orgulho e a pedir ajuda. Aprendi a falar, mesmo com quem ainda não fala, aprendi a olhar para as outras crianças, como se fossem a minha e com isso aprendi a ser uma melhor mulher, mais madura e menos fútil.
Pela minha filha mudei num ano a minha vida, como não mudei em 20! Com ela percebi que não há razão para maus-tratos infantis, nem faltas de paciência agressivas dos pais, nem violentas tareias que em nada ajudam.
Com a minha filha eu vi e senti o que é o amor de uma mãe… que luta contra tudo e todos se for preciso pelo bem da sua cria! Pela minha cria, eu tornei-me em alguém, que começo agora a conhecer e reconhecer, mesmo em feitios e feições, que pensei não existir em mim.
Parabéns para ela, que não consciente destas mudanças é o móbil de todas elas e o motor de arranque de todos os meus dias. Parabéns para mim, que sobrevivi com sanidade ao primeiro ano da minha primeira maternidade, às mil e uma “bouçadelas”, às trinta mil trocas de fraldas, às centenas de noites sem dormir, às dezenas de consultas no pediatra, às aventuras de sopas e leites e papas para bebés, às trezenas de mudas de roupa por semana e a um dia-a-dia exigente, mas profícuo, que é o mais comum dos dias, na vida de uma mãe!
Um ano pode não parecer nada na vida de alguém, mas acreditem se quiserem que neste ano, vivi como em 30! Ainda assim valeu a pena… Parabéns filhota… um dia lês isto e saberás que tudo o que sempre fiz foi por ti e para ti! Musa dos meus dias, maravilha da minha vida, obrigada por me deixares ser tua mãe… Tu és sem dúvida alguma o melhor texto que alguma vez escrevi!

5 comentários:

  1. Eu sei o que sentiste.
    Eu sinto o mesmo. É nas alturas mais importantes e mais cheias de significado e emoção que eu menos consigo escrever e colocar no papel toda essa minha emoção!

    Mas acho que acabas-te de o fazer, porque este texto está fantástico :-)

    Beijocas minha linda!

    ResponderEliminar
  2. Como é bom poder estar ao teu lado e rever-te nela! ;)

    ResponderEliminar
  3. Valeu a pena estar uns dias sem escrever para, depois, podermos ler este post. BJS

    ResponderEliminar
  4. Sabor a Mim: many thanks pela leitura e pelo elogio... =)foi realmente difícil!

    Anónimo: Para anónimo conheces-me tão bem... LOL... Obrigada amiga! É bom ter esta nossa família de 2 alargada!

    ResponderEliminar
  5. Brown Eyes: agora fiquei outra vez sem palavras! Obrigada! É bom saber que consegui passar o sentimento para vocês! =)

    ResponderEliminar